Foto:
Com vistas a potencializar o diálogo com a comunidade e fortalecer as relações interinstitucionais com os demais órgãos que atuam no sistema de Justiça e de segurança do Estado, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) participou, nesta semana, da Exposição de Segurança do Maranhão (Exposegma), montada na Praça Nauro Machado, no centro da cidade. Na ocasião, equipes de facilitadores do Núcleo Psicossocial da DPE estiveram no local recepcionando visitantes e apresentando projetos, atividades e serviços disponibilizados pela instituição.
A equipe da Defensoria Pública, chefiada pela coordenadora do Núcleo Psicossocial, Silene Gomes, esteve a frente das atividades, que, entre outras coisas, prestou informações sobre a atuação da DPE, em atendimento direto ou por meio de folders, flyers, cartilhas e vídeo, nas áreas de execução penal, criminal, cível; proteção a crianças, adolescentes, idosos, mulheres e população LGBT, pessoas com deficiência; sistema de saúde, defesa do consumidor, direitos humanos, moradia e defesa fundiária; dentre outros serviços.
Ainda estiveram no local a defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, o subdefensor geral do Estado, Thiago Josino de Arruda, que foram recepcionados pelo tenente-coronel Roberto Filho, comandante da CPTur. Também esteve no estande da Defensoria Pública o assessor de comunicação da Superintendência Estadual da PRF, Antônio Norberto. A Exposegma é promovida pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e tem o objetivo de aproximar órgãos da área, direta ou indiretamente, como Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público dentre outras, por meio de exposições de caráter educativo, palestras e diálogos.
Na ocasião, a população teve acesso à exposição de veículos militares, armas de uso exclusivo das forças de segurança, fardamentos. Além disso, algumas instituições prestaram serviços de orientações jurídicas e emissão gratuita de documentos pessoais. O evento contou ainda com a participação das Polícias Militar, Civil, Rodoviária, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, 24º Batalhão do Exército Brasileiro, Marinha, Aeronáutica, entre outros.
Inspeção – Ainda dentro da programação do Exposegma, aconteceram diversas visitas de fiscalização em órgãos públicos localizados no Centro Histórico na capital, dentre eles a Defensoria, visando ao combate ao mosquito Aedes Aegypti. Na oportunidade, uma divisão do 24º Batalhão do Exército Brasileiro fez minuciosa inspeção no jardim e alguns setores da Defensoria Pública buscando focos do mosquito, vetor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. A ação foi acompanhada pela chefe da Divisão de Serviços Gerais e Transportes, Catarina Pinheiro Silva.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?