Foto:
Durante visita institucional realizada na última segunda-feira (29), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MA), a defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, manifestou apoio às ações dos comitês de combate ao caixa 2 de campanhas eleitorais. No encontro com o presidente da OAB maranhense, Thiago Moraes Diaz, a gestora ressaltou a importância de ações que deem credibilidade e transparência a um dos maiores movimentos democráticos do mundo.
A campanha nacional foi lançada no início deste ano, sendo uma iniciativa do Conselho Federal da OAB, em conjunto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), e tem o objetivo de conscientizar a população a não votar em candidatos que utilizem recursos irregulares no pleito. No Maranhão, a intenção é instalar os comitês em todas as 15 subseções da Ordem. O presidente Thiago Diaz está empossando, gradativamente, os presidentes das subseções e, simultaneamente, iniciando diálogo e sensibilização junto a instituições e comunidade local sobre a campanha. A Ordem irá convidar centenas de outras entidades da sociedade civil para apoiarem as ações.
“Entendemos que a corrupção eleitoral gera para a população sérias consequências, pois afetam todos os setores da administração pública, como saúde, segurança, educação, dentre outros. Nós defensores, como agentes de transformação social, não podemos no abster de apoiar essa campanha que poderá gerar frutos no sentido de termos cidadãos mais participativos e conscientes quanto ao processo eleitoral”, afirmou Mariana Albano, que na oportunidade estava acompanhada pelo subdefensor geral do Estado, Thiago Josino Carrilho de Arruda.
Reforçando o diálogo institucional em todas as esferas, a nova gestão da OAB/MA já reuniu também como o governador do Estado, Flávio Dino, presidentes de Tribunais e agora com a Defensoria Pública. “Vale ressaltar que a OAB vocaliza os anseios da sociedade civil. O advogado sempre esteve à disposição da Nação. É o profissional das liberdades; seu ofício, o combate às injustiças; seu dever, a proteção da pessoa humana. A valorização do advogado é indispensável ao fortalecimento do cidadão", destacou Thiago Diaz.
Na oportunidade, os representantes da DPE reforçaram a importância de uma atuação harmônica, baseada nos princípios de cooperação, entre as instituições do sistema judiciário, sobretudo as que são voltadas à defesa e as garantias de direitos ao cidadão. Na reunião, também foram apresentados os processos de implementação e de fortalecimento da DPE no Estado, ressaltando ainda outras conquistas de grande relevância para a instituição, dentre elas o incremento no número de defensores, a autonomia administrativa, financeira e funcional.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?