Foto:
A Defensoria Pública estadual (DPE/MA) foi uma das instituições parceiras de evento promovido pelo Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais (Cdpae), no último sábado (27), na sede da entidade, localizada na Rua 13 de Maio, em São Luis. O evento serviu para discutir, dentre outros temas da pauta, possíveis ações que poderão ser desenvolvidas conjuntamente pelas instituições que militam na área, em prol de famílias que têm crianças diagnosticadas com microcefalia. Da DPE/MA, participou do evento a assistente social e coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), Lívia Carvalho, representando a instituição.
Segundo a pedagoga e secretária geral do Cdpae, Liane de Jesus Rabelo de Souza, o centro, que é uma entidade filantrópica de utilidade pública estadual e municipal, vem acompanhando a situação de muitos bebês que nasceram com a microcefalia, doença associada à contaminação das mães pelo vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.
“Essa é uma realidade que afeta todos os segmentos da sociedade civil organizada e não somente o poder público. Portanto, devemos nos unir para superarmos este momento da melhor maneira possível”, enfatizou a secretária geral do Cdpae, ao destacar a importância da iniciativa e da efetiva participação dos organismos, instituições e entidades parceiras, como a Defensoria Pública do Estado. “Essas parcerias têm sido fundamentais na articulação dessa rede de apoio às famílias com crianças diagnosticadas com microcefalia”, concluiu Liane de Jesus.
Também participaram do evento representantes das Secretarias Municipal e Estadual da Saúde, da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), dentre outros convidados.
Perfil - O Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais (Cdpae) foi fundado em 19 de maio de 1992 por um grupo de pais e voluntários, que pretendiam, através de um processo dialético, aprofundar a discussão sobre como assistir crianças, jovens e adolescentes com deficiência e contribuir para o desenvolvimento de suas capacidades e exercício de seus direitos.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?