DPE/MA dá continuidade à manutenção preventiva e corretiva de núcleos regionais

23/02/2016 #Administração

A Defensoria Pública estadual (DPE/MA) apresentou, esta semana, o cronograma do Plano de Manutenção Preventiva e Corretiva para 2016, que dará prosseguimento às ações de melhorias estruturais nos prédios mantidos pela instituição, na capital e no interior. O trabalho, realizado desde 2014, tem por objetivo atender demandas apresentadas por defensores públicos, relacionadas a reparos e consertos em todas as 35 unidades da DPE.

Serão beneficiados os núcleos de Pedreiras, em março; Timon, Rosário e Santa Rita, em abril; Carolina e Imperatriz, em maio; Pastos Bons, em junho; Barra do Corda, em julho; Humberto de Campos, em agosto; Cedral, em setembro; e Caxias, em outubro. Os serviços na sala da Defensoria, no Fórum Desembargador Sarney Costa, e no Núcleo do Consumidor, também acontecerão em maio. Os gestores adiantam que, mesmo com as obras programadas, os núcleos continuam recebendo a manutenção básica e pequenos reparos realizados rotineiramente pelas equipes da instituição.

A defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, autoriza os serviços, após receber relatórios periódicos de inspeções realizadas pelas equipes da Supervisão de Núcleo (Sunuc), setor ligado à Unidade de Gestão e Atividade Meio (Ugam), com apoio das supervisões de Obras e Reformas e Administrativa da Defensoria. “A manutenção das unidades é feita regularmente e, também, emergencialmente, quando necessário. A administração superior tem se empenhado para que defensores e servidores possam contar com boa estrutura, para prestarem um serviço público eficiente e de qualidade à população residente na capital e no interior”, disse.

Dentre os serviços a serem executados, estão os de revisão e reparo em instalação elétrica, pintura interna e externa, hidrossanitários, impermeabilização, além de reparos em telhados, forro e esquadrias, substituição de lâmpadas, torneiras e trincos, aterramento elétrico, instalação de exaustores em banheiros e instalação, deslocamento e limpeza de condicionadores de ar. Também fazem parte das atividades serviços de readequação e manutenção nas áreas de informática e de telefonia, como remanejamento de servidores em rack.

O subdefensor geral da DPE, Thiago Josino Carrilho de Arruda Macedo, tem acompanhado as atividades, inclusive conversando diariamente com defensores públicos. Ele ressaltou a importância da desburocratização das demandas para a rápida solução dos problemas. “É de importância ímpar a manutenção preventiva, pois se antecipa ao problema, impedindo que o mesmo ocorra, o que gera menos custo, além de evitar qualquer inconveniente no momento do exercício de nossa atividade-fim. De todo modo, havendo qualquer problema, estamos em contato direto com defensores e servidores, da capital e do interior, para atender a demanda de forma rápida".

Conforme o calendário das inspeções realizadas pelo Sunuc, as equipes realizam vistorias dos núcleos a cada dois meses, conversando com defensores e servidores, colhendo sugestões de melhorias estruturais que otimizem o trabalho na unidade. O setor também tem a responsabilidade de orientar e controlar os serviços de manutenção dos núcleos regionais, acompanhar a prestação dos serviços de terceiros, dentre outros.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON