Foto:
Com o objetivo de fortalecer as relações interinstitucionais entre a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e o Poder Judiciário maranhense, a defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, visitou, nesta segunda-feira (25), o presidente do Tribunal de Justiça (TJ/MA), Cleones Carvalho Cunha. Também participaram do encontro, o subdefensor geral Thiago Josino Carrilho de Arruda e o desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, diretor da Escola da Magistratura do Maranhão (Esmam).
Na ocasião, Mariana Albano agradeceu o apoio que a instituição tem recebido do Tribunal de Justiça, especialmente no que se refere às atuações conjuntas em forças-tarefa realizadas nas unidades prisionais maranhenses, e pelo bom relacionamento entre defensores públicos e juízes que atuam na capital e no interior do estado. “O TJ tem sido parceiro fundamental para a consolidação da Defensoria Pública no estado por reconhecer o compromisso social da instituição na medida em que oportuniza ao cidadão o ingresso de suas demandas no Judiciário. Uma atuação harmônica e cooperativa entre magistrados e defensores torna-se indispensável para a realização da Justiça em tempo hábil e integral”, assegurou a gestora.
Recentemente empossado para dirigir o Tribunal durante o biênio 2016/2017, Cleones Cunha destacou a expansão territorial da DPE e a importância da presença da Defensoria em todas as 116 comarcas maranhenses como fundamental mecanismo de garantia do acesso universal e igualitário de todos à Justiça. “Tenho acompanhado o crescimento da Defensoria Pública nos últimos anos e sei que está bastante adiantada em relação a outros estados. Espero que, em breve, a instituição esteja em todas as comarcas, já que é fundamental instrumento de acesso à Justiça. Os defensores públicos podem contar conosco, pois estaremos sempre ao seu lado”, frisou Cunha.
Durante a conversa, Mariana Albano e Thiago Josino destacaram os números do crescimento da DPE/MA nos últimos anos, em virtude da elevação do número de defensores e aumento de comarcas atendidas. Atualmente, a DPE conta com 141 defensores públicos, para uma população de 6,8 milhões de maranhenses. Das 116 comarcas, a Defensoria Pública mantém unidades de atendimento em 35 delas, o que equivale a 27,59%. Ao final do encontro, Cleones Cunha entregou um exemplar do livro do TJ alusiva às comemorações de 200 anos da instituição.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?