DPE participa da entrega das obras de revitalização do sistema de abastecimento de água da comunidade Sitinho

06/01/2016 #Administração
img

Foto:

Atendendo a um pedido da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), por meio do seu Núcleo Especializado de Moradia e Defesa Fundiária, a mineradora Vale entregou recentemente, as obras de revitalização do sistema de abastecimento de água potável para as famílias da comunidade Sitinho, no povoado Vila Maranhão, região impactada pelas obras de duplicação da estrada de ferro da empresa. A inauguração é uma resposta à solicitação de moradores da área feita à DPE, para que providências relacionadas à recuperação do antigo sistema fossem tomadas, uma vez que a estrutura se encontrava deteriorada. 

Representando a instituição, o defensor público Benito Pereira da Silva Filho, que responde pelo Núcleo de Moradia e Defesa Fundiária, foi reconhecido pelos moradores e gestores da Vale como o mentor das articulações que resultaram no benefício. Em sua fala, lembrou que esteve pessoalmente na comunidade, onde constatou problemas advindos das obras de duplicação da estrada de ferro, dentre os quais desmoronamentos de poços tipo cacimba.

Segundo o diretor de operações logísticas da Vale, Dorgival Pereira, o sistema de abastecimento de água de Sitinho foi completamente restaurado. “Houve um entendimento entre os moradores, a Defensoria Pública e a Vale para que ao invés de construirmos um novo poço, restaurássemos o que já existia na comunidade e se encontrava desativado. Hoje, o sistema tem capacidade para armazenar 10 mil litros e abastecer cerca de 150 famílias”, informou o diretor.

Durante o ato de entrega do poço artesiano, a líder de gestão social da Vale, Cristiane Freire, disse que a parceria entre os atores institucionais mostra o compromisso de todos com a melhoria da qualidade de vida da comunidade. O presidente da Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga, Marciel Gomes, e a moradora representante da comunidade Sitinho, Maria da Graça Rodrigues Andrade, elogiaram e agradeceram a Defensoria Pública e a Vale pela benfeitoria. “A gente tem mais é que agradecer a Defensoria e aos diretores da Vale por essa importante obra. Nós não tínhamos água de qualidade para nossas necessidades e onde não tem água não tem qualidade de vida, não tem bem-estar social”, disse a moradora Graça Andrade.

Já o presidente da associação comunitária lembrou que a entidade tem acompanhado a atuação da mineradora Vale na região do Itaqui-Bacanga, destacando o compromisso da empresa de fazer acontecer no que diz respeito à mitigação de danos, notadamente na área ambiental.

Além do defensor público e de moradores da comunidade, o ato de entrega do sistema de abastecimento de água contou com as presenças da equipe técnica da Vale, formada pelos funcionários Carlos Brito e Josy Rocha, da área de gestão Social, e Franklin Torres, da área de comunicação. 

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON