Foto:
A dissertação de mestrado do defensor público Jean Carlos Nunes Pereira, intitulada “Do Elitismo à Democratização: uma crítica à teoria do direito na análise da solução do conflito pela terra”, é o tema do programa “Academia”, desta semana, exibido na TV Justiça. O estudo foi defendido durante conclusão do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e aborda conflitos de terra e como a Justiça tem gerenciado esse problema.
O programa aborda temas polêmicos relacionados ao universo jurídico, retratados por meio de teses e dissertações. O objetivo é oferecer um amplo espaço na grade da TV Justiça voltado para o mundo acadêmico. O Academia se propõe a divulgar a produção acadêmica jurídica do país. Conduzido pela jornalista Mariana Xavier, a edição ainda teve a participação da doutora em Direito Cláudia Gonçalves e o defensor público da União, Yuri Costa.
Jean Carlos, que atua no Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon), da Defensoria Pública (DPE/MA), explica que o acesso à terra é um déficit da modernidade. Para ele, o direito não é capaz de apresentar uma resposta democrática que satisfaça todas as partes de um conflito. “Trata-se de momento especialmente significativo, por permitir inserir no âmbito nacional o tema do conflito pela terra, resultado de mais de dois anos de pesquisa. É significativo também por mostrar à comunidade jurídica nacional o nível da produção acadêmica realizada no Estado. Pessoalmente, é a realização de um grande sonho”, disse.
O programa “Academia” é exibido Dom. 21h00, Seg. 10h00, Ter. 12h30, Qua. 19h30, Qui. 20h00, Sab. 06h30. Está disponível também no site https://goo.gl/8RqoDS
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?