Câncer de próstata é tema de palestra realizada na Defensoria Pública

24/11/2015 #Administração
img

Foto:

O Comitê Gestor Interno do GesPública (CGI), no âmbito da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), promoveu, semana passada, palestra educativa alusiva à campanha Novembro Azul, que foca na conscientização da sociedade, em especial de homens, sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. O objetivo do encontro foi sensibilizar os servidores da instituição quanto à busca de uma maior qualidade de vida e bem estar pessoal e familiar.

Na ocasião, o médico residente do setor de urologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Wessel Gomes de Castro, levou aos participantes diversas informações inerentes à prevenção, tratamento, cuidados, e preconceito criado sobre o toque retal. “O homem deve estar preparado para este tipo de exame, que se diagnosticado com brevidade pode salvar sua vida. É muito importante que não só o sexo masculino, quanto toda a sociedade trate o assunto com seriedade e respeito para que possamos diminuir os casos de mortes por conta da doença”, ponderou. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), só este ano devem ser registrados mais de 1.100 casos da doença no Maranhão. O diagnóstico precoce é crucial para o combate à doença, no entanto ainda é necessário superar a barreira do preconceito ao exame de toque retal, bastante difundido entre os homens.   

Participaram da palestra, a defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, e o corregedor geral da DPE, Antonio Peterson Rego Leal. Mariana Albano ressaltou a importância da sensibilização para a quebra de tabus que afligem a sociedade. “Ainda há muito preconceito entre os homens, sobretudo na prevenção do câncer de próstata, devido a uma cultura machista criada em torno do exame de toque retal, o que prejudica o diagnóstico precoce da doença. Nosso objetivo é sensibilizar defensores públicos, servidores e demais colaboradores da Defensoria para que façam os exames necessários”.

A palestra faz parte do plano de ação de 2015, desenvolvido pelo CGI da Defensoria, que ao longo do ano promoveu diversas campanhas educativas e realizou atividades em homenagem ao Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Servidor Público; elaborou e emitiu cartões de aniversários; aplicou estudo do clima organizacional; dentre outros. 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON