Defensores e servidores ministram palestras no curso de capacitação de subinspetores da Guarda Municipal

19/10/2015 #Administração
img

Foto:

A proteção à pessoa idosa, igualdade racial e diversidade de gêneros serão alguns dos assuntos abordados por defensores públicos e servidores da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) durante a programação do Curso para Subinspetores da Guarda Municipal de São Luís.  Promovido pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), a capacitação faz parte do Plano de Capacitação e Formação Continuada dos Servidores da Semusc e tem o objetivo de desenvolver competências, habilidades de gerenciamento e comando, além da padronizar condutas pertinentes à função do subinspetor.

Os subinspetores são guardas que exercem atividades específicas com atribuições de controle, organização, liderança e fiscalização de atividades, que requerem um processo de capacitação diferenciada para que exerçam bem suas atividades. As próximas palestras acontecerão nos dias 30 de outubro, 13 e 27 de novembro, sempre às 9h, com os temasAções afirmativas de Igualdade Racial”, “Gênero, Diversidade Sexual e Discriminação” e “Estatuto da Criança e do Adolescente/Políticas Públicas” e terão como palestrantes os defensores Thales Alessandro Dias Pereira, Ana Lorena Moniz Costa e Gabriel Santana Furtado Soares, respectivamente.

A primeira palestra foi proferida pela coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI), a assistente social Isabel Gonzalez Lopizic. Ela levou aos subinspetores assuntos pertinentes ao Estatuto do Idoso, bem como a atuação da Defensoria como espaço de garantia e defesa do segmento. “A Guarda Municipal é uma grande parceira, então precisamos que eles estejam aptos para atuar conosco em questões cotidianas, como, por exemplo, na proteção de idosos e na garantia de seus direitos”, destacou. Na ocasião, muitos participantes aproveitaram para expor episódios de maus-tratos a idosos e suas atitudes quanto ao caso.

Para a inspetora e diretora de ensino e capacitação da Semusc, Ana Bernadete Oliveira Costa, a participação da Defensoria enriquece o conteúdo programático do curso por ser uma instituição conhecedora e garantidora de direitos. “Nada melhor que compartilhar com nossos colegas a experiência sobre o Estatuto do Idoso, as políticas públicas para a pessoa idosa e garantias que envolvem este importante código. O nosso intuito é que os novos subinspetores saibam o que e como podem colaborar com a prevenção da violência contra o idoso, dentre outros assuntos que a Defensoria atua”, destacou.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON