Programa 5S encerra curso, entrega certificados e selo de qualidade aos setores da instituição

09/10/2015 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) encerrou o curso de gestão de qualidade “Implementando o Programa 5S: da teoria à prática”, que, durante três meses foi ministrado pelo consultor técnico credenciado pelo Sebrae, Thadeu Edson Borba. Trinta servidores das unidades de atendimento da sede, da sala do Fórum e dos núcleos de Execução Penal e Defesa do Consumidor participaram da capacitação e receberam certificado pela conclusão do treinamento. Representando a direção do Sebrae, a gestora do Projeto de Atendimento da Regional de São Luís, Hildenê Maria Saraiva Maia participou do ato de encerramento e entregou os certificados aos participantes.

A capacitação resultou de articulações feitas pelo Comitê Gestor Interno do GesPública, no âmbito da DPE/MA, por meio do grupo responsável pela revitalização do Programa 5S dentro da instituição, sob a coordenação executiva do subdefensor geral, Werther Lima Junior. Segundo o subdefensor, a capacitação marcou um novo momento do 5S na Defensoria Estadual, com foco na promoção e implementação de atividades capazes de transformar o ambiente de trabalho e a atitude dos servidores, na busca do aumento da produtividade.

“A nossa intenção é reforçar as ações do programa de qualidade 5S, colocando em prática tudo aquilo que aprendemos nas palestras e reuniões de trabalho, que tem sido cada vez mais regulares dentro da instituição. Nossos facilitadores, que são os guardiões do programa 5S dentro de seu ambiente de trabalho, agora serão fundamentais no processo, interagindo, disseminando informações e ajudando na consolidação do programa”, explicou Werther Lima.  Ele informou, ainda, que as ações do 5S estão sendo identificadas por um selo de qualidade que serão afixados nos setores.

Falando em nome da direção do Sebrae, Hildenê Maria Saraiva Maia destacou a importância da parceria entre as duas instituições e explicou que a proposta do trabalho realizado visa implantar a filosofia do Programa 5S e o método do D-Olho (descarte, organização, limpeza, higiene e ordem mantida), a fim de combater desperdícios, otimizar recursos, melhorar o bem-estar físico, mental e social de todos, bem como respeitar a relação com o meio ambiente.

Todo o conteúdo do curso foi baseado em um anagrama adaptado para a língua portuguesa pelo consultor Thadeu Borba, onde cada uma das letras corresponde aos conceitos trabalhados pelos orientais que criaram o modelo. “Traduzimos as palavras em japonês do 5S e então criamos o anagrama D-OLHO, reunindo todas as boas práticas de gestão em busca da excelência. Essas palavras são Ddescarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem Mantida”, explicou Borba, ao comentar a metodologia da capacitação.  

Atualmente o Comitê 5S da DPE/MA é composto pelo subdefensor geral do Estado, Werther de Moraes Lima Júnior, e pelos servidores Cleudes Cristina Lima, psicóloga do setor de primeiro atendimento; João Nepomuceno de Lima Filho, da Assessoria de Comunicação, Cidália Maria Nascimento Costa, da Biblioteca e Ricardo Corrêa Lemos, do setor de Tecnologia da Informação. Além desse grupo, a Subdefensoria também irá nomear outros servidores para funcionarem como auditores de acompanhamento da aplicação do programa. 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON