Foto:
Para garantir mais segurança e melhorias no acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao prédio, sede da instituição, em São Luís, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) deu início a uma série de serviços de adaptação e reforma, que incluem a substituição de rampas e reestruturação dos banheiros voltados para os assistidos.
Na questão da acessibilidade, as rampas de madeira, revestidas com material emborrachado, colocadas na entrada do casarão que abriga a Defensoria maranhense, foram substituídas por uma estrutura de metalon com chapa de piso tátil, a mesma utilizada no assoalho dos transportes coletivos. O material tem grande durabilidade e é ideal para o deslocamento de cadeirantes.
Dando prosseguimento ao cronograma 2015 do Plano de Manutenção Preventiva e Corretiva da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), serão realizadas ainda, na primeira quinzena deste mês, as obras de reforma dos banheiros masculino e feminino também da sede da instituição. Nos dois ambientes, serão trocados todos os revestimentos de piso, além dos vasos sanitários e mictório. Tudo em conformidade com as normas de acessibilidade, que definem, dentre outras, as dimensões, os tipos de aparelhos e demais itens obrigatórios na composição dos banheiros públicos para o segmento.
Para a coordenadora do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), Lívia Carvalho, essa iniciativa da Instituição demonstra a preocupação da Administração Superior com um atendimento digno às pessoas com deficiência. “Infelizmente o respeito às regras de acessibilidade ainda não é uma realidade nas instituições públicas e privadas. Mas sabemos que não basta prestar assistência jurídica e psicossocial ao segmento, é preciso dar condições de mobilidade, e é isso que a Defensoria tem feito, dentro das intervenções possíveis em um prédio tombado como patrimônio histórico”, comemorou, manifestando ainda o seu desejo de que essa prática de gestão seja replicada em outras instituições, com vistas a melhorar o dia a dia das pessoas com deficiência.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?