Foto:
Atendimentos especializados em geriatria, oftalmologia, terapia ocupacional, fisioterapia e enfermagem foram alguns dos serviços prestados aos idosos que participaram, na quinta-feira (01), da ação social Cidadão Idoso, realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) e da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi/MA). O evento marcou o início da programação da DPE alusiva Dia Estadual, Nacional e Internacional do Idoso, celebrado em primeiro de outubro.
Durante a abertura da ação social, centenas de pessoas, entre defensores públicos, estudantes, representantes de entidades voltadas à proteção da dignidade da pessoa idosa e secretários estaduais e municipais assistiram a encenações teatrais, promovidas pelos alunos da Unidade Escolar Professor João Lima Sobrinho, e à apresentação do Coral Vozes do Tempo, que lembrou grandes cantores da música popular brasileira, como Pixinguinha e Benedito Lacerda. O Grupo de Idosos Amigos do GEN também emocionou o público, cantando músicas de autoria própria.
O subdefensor Werther de Moraes Lima Junior, representando na oportunidade a defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, destacou que a iniciativa tem a função de fomentar o diálogo em torno do envelhecimento. “Esta comemoração alusiva ao Dia do Idoso deve servir, sobretudo, como um grande alerta para a sociedade em relação à situação degradante de muitos idosos que, infelizmente, ainda são tratados com descaso. Todos nós, em especial os jovens, precisamos entender que o idoso merece respeito”, disse o subdefensor geral, esteve acompanhado do corregedor geral da DPE, Antonio Peterson Rego Leal.
A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andréia Everton Lauande, acredita que a sensibilização dos jovens poderá contribuir com a diminuição da violência contra a pessoa idosa. “É com o olhar voltado para o presente e futuro, que a Defensoria Pública realiza um evento de tão relevante, pois está preparando crianças e jovens para respeitar e cuidar da pessoa idosa”, disse a gestora, no ato representando o prefeito da cidade, Edivaldo Holanda Júnior .
Para a coordenadora do Ciapvi, Isabel Gonzalez Lopizic, a violência só será vencida com a materialização de uma cultura de paz na sociedade. “A sociedade deve entender que o envelhecimento é uma realidade mundial e que precisamos ter uma convivência harmoniosa e pacífica entre as gerações. Devemos despertar no seio familiar a ideia de um envelhecer com dignidade e respeito com aquele que muito contribuiu para o engrandecimento do país”, frisou.
Durante a ação social, foram realizados serviços de aferição de pressão arterial; teste de glicemia; orientação odontológica e saúde oral; consultas e exames oftalmológicos; vacinas e teste de HIV; além de atendimento de geriatria e gerontologia; psicologia; terapia ocupacional; serviço social; fonoaudiologia; educação física; fisioterapia; enfermagem, dentre outros.
A ouvidora geral da DPE, Rosicléia Santos, ressaltou, na oportunidade, a importância desse tipo de campanha junto à população socioeconomicamente vulnerável. "A Ouvidoria externa da DPE parabeniza a instituição e o núcleo especializado pela realização exitosa desta ação social na comunidade do Coroadinho, local bastante carente de políticas públicas voltadas para a comunidade, inclusive para os idosos. Esta atuação junto às comunidades mais carentes contribui para o fortalecimento da instituição que preza pela inclusão social", destacou.
Também estiveram presentes no evento representantes da Cedima; CMDI; Femadi; CVPI; ABCMI; Sesc; SBGG; Ufma; Clínica de Olhos; Liga Acadêmica de Medicina; Conselho Comunitário de Defesa Social Polo Coroadinho; Associação das Donas de Casa Salina do Sacavém; Centro Social e Cultural Dom Sebastião; Creche Alegria de Viver; Rádio Comunitária Conquista FM; União de Moradores Vila dos Frades; União de Moradores Vila Conceição; Coroado de Natal; Embeleze; Foto Sombra; Grupo Vida; CMI Raio de Sol; Ativos na Melhor Idade; Primeira Igreja Batista-Coroadinho; Paróquia N.Sra. da Conceição; Hospital Aldenora Bello; Fiema; Circuito Saúde; Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia; Grupo Psiu; Lanche Habib’s; Vos Odontomóvel; CAISI; e diversas secretárias e autarquias dos governos municipal e estadual.
Premiação – Na oportunidade, foi realizada a premiação das alunas vencedoras do concurso “Envelhecer com Dignidade”, onde concorreram alunos da Unidade Escolar Professor João Lima Sobrinho. Em primeiro lugar ficou a aluna Fernanda Ingrid Nascimento, seguida das colegas Ingrid dos Santos Santos e Ana Carolina Oliveira Nascimento.
Encerramento - A programação será encerrada no próximo dia 15 deste mês com a realização da 5ª Feira Cultural de Valorização da Pessoa Idosa, que acontecerá na Praça Nauro Machado, ao lado da sede da Defensoria Pública, na Praia Grande, com vasta programação cultural.
PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS EDUCATIVAS
Tema: Envelhecimento digno e saudável
05/10 (Segunda-Feira), 09h - Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Palestrante: Isabel Lopizic.
05/10 (Segunda-Feira), 15h - Cras do Coroadinho. Palestrante: Natalia Tinoco.
06/10 (Terça-Feira), 15h - Unidade Escolar Professor João Lima Sobrinho. Palestrante: Guadalupe Furtado.
07/10 (Quarta-Feira), 09h - COEDUC. Palestrante: Juliene Dutra.
08/10 (Quinta-Feira), 09h - Creas do Coroadinho. Palestrante: Márcia Regina Mendes.
08/10 (Quinta-Feira), 15h - Primeira Igreja Batista do Coroadinho. Palestrante: Isabel Lopizic
15/10 (Quinta-Feira) - 5ª Feira Cultural de Valorização da Pessoa Idosa
** Unidade Escolar Prof. Rubem Almeida – Horário e data a confirmar
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?