DPE apoia mobilização do comitê da Marcha das Mulheres Negras

03/09/2015 #Administração
img

Foto:

A defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, recebeu no final de agosto, no gabinete da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), representantes maranhenses do Comitê Impulsor da “Marcha das Mulheres Negras - Contra o racismo, a violência e o bem viver”. A visita faz parte da articulação e mobilização de instituições que se destacam na defesa dos direitos humanos e na proteção da dignidade humana, além da sociedade civil organizada, movimentos negros e comunidade, para participação da marcha com destino a Brasília, em 20 de novembro.  

Durante a reunião, Mariana Albano ressaltou a atuação da instituição em favor da efetivação de direitos sociais de mulheres negras, bem como a luta permanente da DPE pela implementação de políticas públicas voltadas à valorização do segmento. “A Defensoria já tem atuado aguerridamente em favor desse público e colabora com todos os movimentos que têm o objetivo de garantir direitos da população, especialmente, que se encontra em situação de vulnerabilidade, como grande parcela de mulheres negras”, disse, acompanhada pela coordenadora do Núcleo Psicossocial, Silene Gomes.

Josenira Santos da Luz e Marta Procópio Carneiro, que também compõem o Grupo de Mulheres Negras Mãe Andressa, e Maria Adriana Oliveira, da Central Única de Trabalhadores (CUT/MA) também participaram da reunião. Além do apoio na mobilização para participação da marcha das mulheres negras, elas estenderam suas solicitações para atividades que antecedem o grande evento, como capacitações voltadas às comunidades negras sobre educação e direitos. Além disso, foi solicitada uma atuação junto ao Tribunal de Justiça e Ministério Público quanto a morosidade de algumas ações na Justiça, que, segundo elas, têm mulheres, sobretudo, negras como parte interessada.

“Só temos a agradecer a acolhida da Defensoria Pública que recebe, diariamente, muitas pessoas em situação desesperadora e tem atuado com competência em sua atribuição de defender quem mais necessita. Sair desta reunião com a certeza de que teremos apoio de uma importante instituição, como a Defensoria, nos dá força para continuarmos a luta em prol dos nossos objetivos”, destacou Josenira da Luz.   

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON