DPE/MA participa do 1º Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas

31/08/2015 #Administração
img

Foto:

A coordenadora do Núcleo Psicossocial, da Defensoria Pública do Estado, a assistente social, Silene Gomes de Brito, participou, representando a instituição, do 1º Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas, com o tema “Múltiplos olhares revisitando o fazer jurídico”, ocorrido neste mês de agosto em São Paulo.

O evento, promovido pela Defensoria Pública de São Paulo, teve como objetivo fortalecer a interlocução dos diversos campos do saber relacionados ao trabalho das Defensorias Públicas. Durante três dias, por meio de mesa redonda, conferência, roda de diálogo e apresentação de painéis, houve o compartilhamento de experiências de sucesso das Defensorias e a construção de diretrizes para atuação de equipes interdisciplinares. Tudo visando qualificar o atendimento às pessoas que recorrem aos serviços das instituições.

Silene apresentou a atuação do Núcleo Psicossocial da DPE/MA ressaltando principalmente os projetos sociais desenvolvidos pelo núcleo. “Nossa atuação é de grande relevância, pois desenvolvemos ações voltadas para a desburocratização do aceso à justiça por meio de atuação interdisciplinar, tendo como desafio a busca de metas que possam abranger um conjunto de serviços com vistas a atender às demandas dos assistidos, buscando a intersetorialidade das políticas públicas, fortalecendo a atuação de outras instituições, além de contribuir com o empoderamento do cidadão por meio de orientações em educação em direitos”, aponta Silene.

Silene Gomes de Brito também participou das atividades realizadas no congresso, incluindo as conferências sobre “Violência e Liberdade, Sociedade (Des)controlada”; “Acesso á justiça e interdisciplinaridade: Direito de quem?” e “Instituições Jurídicas, Vidas Infames e produção de subjetividades: O Jogo dos saberes-Poderes”. 

 

Fonte: Ascom DPE/MA com informações da Ascom DPE/SP 

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON