DPE articula criação de associação de mães de pessoas com deficiência

25/08/2015 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo da Criança e do Adolescente (NDCA), e do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Ciapd), mediou, na tarde da última segunda-feira (25), no Centro de Ensino de Educação Especial Pe. João Mohana, no bairro Vinhais, a segunda reunião com mães e responsáveis de crianças com deficiência, matriculadas naquela escola. A reunião foi conduzida pelo defensor titular do Núcleo da Criança e do Adolescente (NDCA), da DPE/MA, Gabriel Santana Furtado Soares, e pela coordenadora do Ciapd, Lívia Carvalho.

O objetivo da reunião foi discutir a criação de uma associação de mães e responsáveis de pessoas com deficiência que lute pelos direitos do segmento, que são constantemente violados. Na primeira reunião, que aconteceu no mês de junho deste ano, as mães e responsáveis por alunos do Centro de Ensino João Mohana, presentes na reunião, sugeriram a criação de uma entidade com este fim.

Segundo o defensor, Gabriel Santana Furtado, titular do NDCA, “a união de esforços na luta contra o preconceito, pela inclusão social e acessibilidade é um passo importante na busca da efetivação de direitos e da cidadania desse segmento”.

Durante a reunião, foi aberto espaço para que mães e responsáveis pudessem se manifestar, apontando sugestões de melhorias para pessoas com deficiência no âmbito escolar e em diversos setores da vida. Liane de Souza, do Conselho Municipal, também esteve presente e contou a experiência de ter um filho com paralisia cerebral, instigando as pessoas presentes a lutarem pelos direitos de seus filhos e parentes. Ao fim do encontro, foi criada a associação das mães de pessoas com deficiência, e agendado um novo encontro para o dia 29 de setembro próximo. Na ocasião será discutido o nome, logomarca, razão social e a criação do estatuto da associação. 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON