DPE implementa melhorias para potencializar acesso do cidadão ao CRC

03/06/2015 #Administração
img

Foto:

De junho do ano passado até maio de 2015, a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC), da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), realizou 4.491 atendimentos, sendo 2.153 contabilizados somente este ano. Desde que foi criada, em 2012, a CRC tem passado por um intenso processo de aperfeiçoamento, com o objetivo de potencializar ainda mais o alcance do serviço, na capital e interior do estado. Uma das últimas medidas tomadas foi realinhar com representantes da operadora de telefonia móvel que a instituição mantém contrato, procedimentos e mudanças no sistema operacional.

Durante a reunião, coordenada pela defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, foi discutida a possibilidade de acesso gratuito à CRC de um número cada vez maior de usuários, independente da empresa de celular ou telefone fixo a qual estejam vinculados. “Com a resolução dos problemas referentes a ligações originárias de celular, o atendimento em 2015 aumentou sensivelmente”, destacou o diretor da CRC, Thiago Josino Carrilho, ao avaliar os resultados do encontro.

Uma das primeiras do país, a Central da DPE é um canal de comunicação e de aproximação da Defensoria com a comunidade, especialmente no âmbito da orientação jurídica. Para usufruir dos serviços, basta o cidadão discar o 129, que é um número padrão, disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a todas às Defensorias que mantém o serviço no país.

O atendimento da CRC é realizado por acadêmicos do curso de Direito, aprovados em seletivo e capacitados pela instituição para prestar atendimento humanizado ao público. Dentre as informações frequentemente repassadas está o funcionamento dos órgãos e unidades da Defensoria, na capital e interior, bem como o andamento de processos, através dos dados disponibilizados no Sistema Online de Atendimento, Geração e Acompanhamento Processual (Segap) e no Sistema de Acompanhamento de Presos Provisórios e Definitivos (Siapad), além do sistema de informação do Tribunal de Justiça do Estado.

Desde o mês de abril último, a Central também deu início, em caráter experimental, ao agendamento dos assistidos para atendimento no período da tarde, o chamado 2º atendimento, nas áreas de família, sucessões e registros públicos. A intenção é reduzir o tempo de espera e eliminar a necessidade de as pessoas chegarem ao prédio da Defensoria cada vez mais cedo. Até o final do mês de maio, a instituição já havia agendado 253 atendimentos.   

“A Central de Relacionamento é uma importante ferramenta de aproximação da DPE com o cidadão que, por vezes, não tem condições de vir até a instituição e buscar informações sobre seu processo ou situação. Por meio do 129 o cidadão interessado recebe um atendimento ágil, reduzindo a distância e o tempo de espera. Nada mais justo que buscar a otimização contínua desta primordial ferramenta”, disse a defensora geral.

Serviço - A CRC funciona de segunda à sexta-feira, das 9 às 17h, nos dias de expediente regular. Além do 129, o cidadão pode fazer contato com a Central através do e-mail crc@dpe.ma.gov.br.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON