Realizado seminário de gestão compartilhada do Centro Histórico com a participação da DPE/MA

27/05/2015 #Administração
img

Foto:

A Prefeitura de São Luís realizou na semana passada, o Seminário: “Gestão Compartilhada para o Centro Histórico”, que contou com a participação do subdefensor Werther Lima Junior, representando a defensora geral, Mariana Albano de Almeida. Coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Subprefeitura do Centro Histórico, o seminário objetivou traçar um plano de gestão para a área de tombamento histórico e entorno, perfazendo 11 bairros.

Durante os dois dias de realização, foram alinhavadas diretrizes do Plano de Gestão do Centro Histórico a ser implementado pelos órgãos públicos e sociedade civil, a partir do debate sobre o tema “Construindo um Modelo de Gestão”. Autoridades, vereadores, convidados e estudantes do Instituto Federal de Tecnologia do Maranhão (IFMA) e do curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão, comerciantes e moradores do Centro Histórico ocuparam os quase 600 lugares do Cine Teatro da Cidade, antigo Roxy.

Na abertura do evento, ocorrida no dia 20 de maio, o secretário de Governo, Lula Fylho, convocou as entidades de classe e sociedade civil a participar de maneira efetiva do seminário para que o plano ganhe força. “A junção de forças e pensamentos é muito importante para darmos soluções aos problemas”, disse Lula Fylho,

Para a secretária de Turismo do Município, Socorro Araújo, o momento é muito importante para fortalecimento do Centro Histórico. “Temos que nos apropriar daquilo que é nosso. O Centro Histórico está passando por uma série de ações e este momento é de chamamento”, reforçou a secretária Socorro Araújo.

A superintendente do Iphan, Kátia Bogéa, abriu a mesa redonda do seminário com palestra sobre o PAC Cidades Históricas. Ela afirmou que até fevereiro de 2017 todas as 44 intervenções financiadas pelo governo federal com custo previsto de R$ 133 milhões estarão concluídas. A segunda mesa redonda do primeiro dia do seminário foi proferida pelo presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade, que abordou as principais características e pontos fortes e fracos para a revitalização do Centro Histórico.

Como representante do setor produtivo, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hoteis, ABIH-MA, João Antonio Barros, manifestou satisfação em participar do seminário. “Eventos como esse são muito bons para São Luís. O turismo é uma atividade que agrega muitas pessoas. Daí a necessidade de debatermos um plano como este ser tão importante”, disse Barros.

 

Fonte: Ascom Setur com informações da Ascom DPE/MA 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON