Foto:
Com o objetivo de apresentar o funcionamento da instituição e as ferramentas que auxiliarão as atividades dos estagiários, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) promoveu, entre os dias 4 e 5 de maio, treinamento voltado a 22 acadêmicos de Direito. Eles foram aprovados no XI Processo Seletivo para Estágio Forense da instituição. Na abertura da capacitação, o subdefensor, Werther Lima Junior, e a supervisora de estágio, Ana Helena Rêgo de Oliveira, saudaram os novos estagiários, desejando sucesso em suas jornadas na Defensoria Estadual.
“Sejam bem-vindos e que aproveitem bastante o tempo de estágio na Defensoria, onde terão a oportunidade de vivenciar a prática do peticionamento”, declarou o subdefensor geral, adiantando que a intenção da Defensoria é tornar o treinamento uma constante, sobretudo em se tratando de turmas com número maior de acadêmicos. Também durante a recepção dos acadêmicos, Ana Helena Oliveira, acrescentou que está em fase de planejamento a realização de cursos específicos destinados aos participantes do estágio forense, na Escola Superior da DPE/MA.
Programação - Durante o primeiro dia do treinamento, de iniciativa da Subdefensoria em parceria com a Escola Superior da DPE, os novos estagiários conheceram o Sistema On-line de Atendimento, Geração e Acompanhamento Processual (Sagap) e suas possibilidades, sob a orientação do chefe da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Alano Abreu.
Em seguida o defensor Rodolpho Penna palestrou sobre sua atuação no Núcleo Criminal, destacando ainda o papel da Defensoria, o cenário atual e a lei complementar federal 80/1994 que organiza a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Estados. O defensor Rodrigo Lima também foi um dos palestrantes, apresentando as atividades do Núcleo de Execução Penal (NEP), do qual é um dos titulares. Ainda conforme a programação, foram ministradas palestras sobre a atuação no Núcleo de Família e no Núcleo Cível, pelas defensoras Lindevânia Martins e Kamila Barbosa, respectivamente.
Psicossocial – Uma turma de dez acadêmicas do curso de Serviço Social também foi recepcionada recentemente, na Defensoria Estadual, para o início do estágio obrigatório. Elas integrarão as equipes do Núcleo Psicossocial e dos Centros de Apoio ao Idoso (Cipavi) e da Pessoa com Deficiência (Ciapd). Em seu primeiro dia, as estagiárias assistiram palestras ministradas pelas assistentes sociais da DPE, Silene Gomes, Isabel Lopizic e Lila Barbosa.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?