DPE/MA integra discussão sobre ações de segurança com articulação dos três poderes

13/04/2015 #Administração
img

Foto:

O subdefensor geral do Estado, Werther de Moraes Lima Junior, participou, na última quinta-feira (09), da segunda reunião promovida pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI), criado recentemente por portaria do Ministério da Justiça. O encontro, realizado no salão de atos do Palácio dos Leões, foi presidido pelo governador Flávio Dino. A intenção é garantir que o Estado do Maranhão defina ações integradas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no combate aos crimes violentos letais intencionais (CVLI), à corrupção e ao tráfico de drogas.

O GGI é regido por portaria emitida pelo Ministério da Justiça e tem o objetivo de promover a paz e articular ações de combate à violência e prevenção ao crime. Durante a reunião, o governador Flávio Dino destacou a importância de combater os três tipos de crimes (combate a violência, corrupção e tráfico), que são a principal base da criminalidade no estado.

O chefe do Poder Executivo estadual ressaltou eficiência maior a partir das ações entre os três poderes, com apoio da sociedade civil e instituições como o Ministério Público. “Estamos aqui em uma instância deliberativa. Vamos transformar dados em ações para dar soluções para os problemas de segurança no Maranhão”, declarou o governador, ao comentar os dados apresentados na reunião.

Em relação ao combate às drogas, foi realizada uma explanação por integrantes da Comunidade Terapêutica do Maranhão, que presta assistência a usuários de drogas que tentam abandonar o vício. A discussão foi enriquecida pelo depoimento de um ex-usuário de crack, que há dois anos abandonou o vício, a partir do apoio da Comunidade Terapêutica do Maranhão. O problema se alastrou pelo Maranhão ao longo dos últimos anos, principalmente entre a população jovem, com idade entre 18 e 30 anos. Proporcionalmente ao aumento do número de usuários, aumenta também os números da violência.

O secretário-executivo do Gabinete de Gestão Integrada, Nilvan Vieira da Silva ressaltou o planejamento das ações. “Vamos trabalhar no combate às drogas e as apresentações deixaram claro que o combate de prevenção é muito eficiente para a redução do tráfico e da violência proveniente dessa prática. A mensagem de ordem agora é planejar para executar”, disse.

 

Fonte: Secom do Governo do Estado com informações da Ascom DPE/MA 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON