DPE/MA participa de evento da Academia de Polícia Civil em homenagem à mulher

09/03/2015 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) participou, na tarde de sexta-feira, 06, do evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, promovido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP/MA), por intermédio da Academia de Polícia Civil. A instituição montou, na sede da academia, um balcão de orientação jurídica e psicossocial. O advogado Cláudio Caldas Santos e a assistente social Lila Barbosa coordenaram os atendimentos oferecidos pela instituição.

Na ocasião, os servidores da DPE/MA atenderam a dezenas de pessoas que buscavam informações sobre divórcio, pensão alimentícia, exame de DNA, guarda compartilhada dentre outros esclarecimentos sobre direitos. “Ações como esta são fundamentais para a divulgação dos serviços da Defensoria. E para nós é um prazer fazer a nossa parte levando atendimento jurídico e educação em direitos para os nossos assistidos em potencial”, informou Cláudio Santos.    

Durante os trabalhos da equipe da DPE/MA, o balcão de orientação recebeu a visita da cúpula do sistema de segurança pública do estado. Por lá passaram o secretário de Segurança, Jefferson Miler Portela; a delegada de Polícia Civil e diretora da Academia Integrada de Segurança Pública, Khaterine Silva Chaves; o corregedor geral da Polícia Civil, Saulo Ewerton, e o diretor da Associação do Delegados de Polícia Civil, Melônio Filho. Todos destacaram a importância da parceria da Defensoria Pública na realização do evento.

O secretário Jefferson Portela enfatizou a importância da homenagem. “Este evento, com primazia, denota a importância da mulher na realização da estressante atividade policial”, disse o secretário. Falar sobre o papel das mulheres nas instituições de segurança pública não se restringe apenas a traçar um perfil profissional daquelas que atuam seja nas Polícias Civis, Militar, Científicas ou no Corpo de Bombeiros. As funções e os labores diários das senhoras são mais amplos e profundos do que imaginamos, e fazem a total diferença na vida dos cidadãos, pois contribuem para o bem estar coletivo e para construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, pontuou Portela.

O secretário também parabenizou a iniciativa da diretora da Acadepol, que estendeu o evento às mulheres da comunidade, o que permite uma aproximação mais eficiente entre a polícia e a comunidade. “A atuação da polícia, pautada pelo diálogo e respeito à cultura e às características de cada comunidade, aumenta a interlocução e favorece o surgimento de lideranças comunitárias, consequentemente, do respeito mútuo entre as forças de segurança e a cada cidadão”, ressaltou.

A programação do evento foi direcionada, também, aos filhos das servidoras e convidados, sendo disponibilizado, além de brincadeiras recreativas, com palhaço e pula-pula, assistência médica e auxílio do Departamento Psicossocial da Secretaria de Segurança para atendimento às homenageadas.

A comemoração contou ainda, com uma exposição dos equipamentos usados em serviço por policiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) e Canil, do Grupo de Resposta Tática (GRT), Ronda Ostensiva Tático Móvel, Cavalaria de Polícia Militar (EPMont), Grupo TÁTICO AÉREO (GTA) e a Marinha Brasileira que exibiu vídeos de como ingressar nas Forças Armadas.


                                                                                                                           Fonte : Ascom/DPE/MA com informação da ASCOM SSP

 

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON