DPE/MA acompanha vistoria à casa de acolhimento Solar do Outono

26/01/2015 #Administração
img

Foto:

 

A assistente social e coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), Isabel Gonzalez Lopizic, integrou o grupo de gestores estaduais durante vistoria à instituição de longa permanência para idosos Solar do Outono, realizada na sexta-feira, 22.

A ação, que teve a coordenação do secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Neto Evangelista, contou com as participações da diretora do Solar do Outono, Ana Lúcia Azoubel; do promotor de Justiça Paulo Roberto Ramos; membros da Sedes; da supervisora do Programa de Ação Integrada ao Idoso (PAI), Arlete Pontes, e representantes do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas). Durante a visita foram vistoriadas as instalações físicas do local, para planejamento de ações.

“Nossa equipe está afinada para promover as melhorias que a instituição necessita, a fim de que tenhamos equipamentos de assistência social que sejam referência em todo o Brasil. Por isso, estamos avaliando tecnicamente as intervenções necessárias”, afirmou o secretário Neto Evangelista, ao final da visita feita ao Solar do Outono.

Para a especialista em gerontologia, Isabel Lopizic, que também é presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima), as providências implantadas no Solar do Outono estão dentro dos padrões exigidos pela política nacional de assistência ao Idoso. Ela também parabenizou o secretário Neto Evangelista em se dispor visitar e anunciar novas ações do Governo do Estado para tornar o local uma referência em todo o Brasil.

Já a diretora do Solar do Outono, Lúcia Azoubel, informou ao grupo gestor que o atendimento na instituição é prestado por uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, cozinheiras, dentre outros profissionais, que prestam assistência especializada em suas áreas de atuação.

O levantamento feito pela Sedes contempla tanto os aspectos estruturais e materiais como o atendimento aos idosos beneficiários do serviço. O secretário Neto Evangelista, também, aproveitou a oportunidade para conversar com os beneficiários da instituição e ouvir suas principais demandas.

A casa Solar do Outono, localizada no Centro Social Urbano (CSU), da Cohab-Anil, foi reformada e aumentou a capacidade para 40 moradores e, atualmente, abriga 30 idosos. O espaço conta com banheiros adaptados, quartos amplos, rampas de acessibilidade, sistema de segurança, serviços de enfermagem, farmácia, além de refeitório, cozinha e área de convivência.

 

 

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON