Defensoria Pública recebe exposição fotográfica sobre população em situação de rua

12/12/2014 #Administração

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) receberá, a partir de segunda-feira (15), a exposição fotográfica “Olho na Rua: Realidade e Dignidade da Pessoa em Situação de Rua em São Luís”, alusivo ao Dia Mundial dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro. A exibição das fotos é uma iniciativa do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) da DPE/MA, com o objetivo de sensibilizar, por meio da arte, o meio jurídico e a sociedade para a situação vivida por moradores de rua da cidade.

Instalada no auditório da DPE até o dia 19 de dezembro, a exposição é composta por cerca de 12 imagens físicas, além de mais 50 virtuais, que serão projetadas em telão, retratando fatos e situações corriqueiras do dia a dia dos moradores de rua. A defensora pública e titular do Núcleo de Direitos Humanos da DPE, Clarice Viana Binda, explica que a comunidade deve estar atenta quanto às necessidades das pessoas em situação de rua e seus problemas sociais.

“A exibição das imagens na sede da Defensoria Pública, instituição que tem forte atuação junto à comunidade em situação de rua, pretende mostrar à sociedade que direitos humanos é um direito de todos, indistintamente, sobretudo dos moradores de rua que dentre os vulneráveis é o mais invisível”, disse Clarice Binda, que também é membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos e atua no NDH em conjunto com a defensora pública Glaiseane Lobo de Carvalho.

As imagens também fizeram parte da programação da “Mostra de Direitos Humanos e Cidadania”, realizada pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), e ficaram em exposição na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Uema. O Núcleo de Direitos Humanos da DPE tem marcante atuação na defesa dos direitos das pessoas em situação de rua, garantindo assistência jurídica a esse segmento nos Centro POPs. Além disso, em 2013, para fortalecer as discussões sobre o tema, a instituição realizou seminário nacional, na Universidade Federal do Maranhão, onde debateu os desafios e perspectivas na implementação da Política Nacional para a População de Rua. 

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON