Foto:
O Núcleo Regional da Defensoria Pública estadual, de Açailândia, realizou uma ação social alusiva ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. O evento foi idealizado pelos defensores estaduais Vitor Eduardo Tavares de Oliveira e Igor Raphael de Novaes Santos, da área Cível, e contou com a participação dos demais profissionais do núcleo Clara Welma e Silva e Thiago Manoel Amin Castro, além dos servidores e estagiários da instituição no município e parceiros.
A ação da DPE/MA contou ainda com a parceria da Associações dos Deficientes do Município e dos Estudantes Especiais; secretarias Municipais de Assistência Social e da Saúde; INSS: da Secional da OAB e do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos. Durante o período de realização, houve tradução em libras para as pessoas com deficiência auditiva e um mutirão de atendimentos jurídicos, social e de saúde, palestras, dinâmicas, coffee break, entre outras atividades afins.
Além da equipe da DPE/MA, a iniciativa teve a participação e engajamento de representantes da seccional da OAB, advogado Erno Sorvos; do INSS, assistente social Maria de Fátima; dos presidentes das Associações dos Deficientes, João Luiz Soares, de estudantes especiais; de representantes da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência Social e do Centro de Defesa da Vida.
Passe livre - Segundo o defensor Vitor Eduardo Tavares, durante a ação foram feitas coletas de dados de todas as pessoas com deficiência presentes, para elaboração de um cadastro de controle. “Lamentamos a ausência de algumas especialidades médicas necessárias para elaboração de laudo para a concessão do passe livre. Muitos também reclamaram da falta de vagas no serviço público de Açailândia para pessoas com deficiência”, disse.
Na avaliação do defensor público Igor Raphael, “a ação parcerizada da DPE/MA e instituições atingiu seus objetivos na medida em que conseguiu reforçar os laços da rede de apoio à pessoa com deficiência, fazer coleta de dados e identificar demandas individuais e coletivas desse segmento em Açailândia”.
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Há 68 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?