Foto:
Foi encerrada, hoje (16), a terceira turma do Curso de Formação de Lideranças Populares, promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). O defensor público-geral do Estado, Gabriel Furtado, ministrou a última aula.
No total, formaram-se 24 participantes do curso. São representantes de organizações da sociedade civil e de movimentos sociais e lideranças comunitárias que participaram das 40 horas aula que abordaram os mais diversos temas voltados à defesa e promoção dos direitos humanos.
O defensor-geral Gabriel Furtado palestrou sobre a função da Defensoria no seminário de encerramento, oportunidade em que também pode dialogar com os participantes sobre as demandas de suas comunidades.
“Esse curso é motivo de muito orgulho para nós, pois entendemos que a Defensoria não é feita somente de defensores, servidores e estagiários. Acima de tudo, a Defensoria é feita pela comunidade e são essas pessoas que têm o poder de transformação social nas mãos. Por isso, é tão importante que possamos compartilhar as ferramentas para que elas possam atuar de forma ainda mais eficiente nos seus bairros”, disse Gabriel Furtado.
Com o conhecimento adquirido, as mais novas lideranças populares do Maranhão estão habilitadas para identificar, problematizar e dar encaminhamento adequado a demandas sociais coletivas detectadas em suas respectivas áreas de atuação.
A diretora da Escola Superior da DPE/MA, a defensora pública Elainne Barros, conduziu as atividades de encerramento do curso e destacou os temas que foram abordados ao longo do curso e, logo, poderão ser alvos de atuação das lideranças.
A ouvidora-geral da Defensoria estadual, Fabíola Diniz, também participou da aula de encerramento do curso e aproveitou para reiterar o compromisso da instituição com a sociedade civil. “Continuaremos sempre à disposição para futuras capacitações e também para intermediar atendimentos sempre que necessário”, disse.
Além do defensor-geral Gabriel Furtado, o curso também contou com aulas ministradas pelos defensores públicos Lívia Viana, Adriano Oliveira, Éviton Marques, Ana Heloíza de Aquino, Claudia Isabele Damous, Alberto Bastos e Suzanne Lobo, a ouvidora Fabíola Diniz, os servidores do Programa MP na Comunidade Irlan Jucá Fonsêca e Deury Cléa de Moura Leitão, e os servidores da DPE Isabel Lopizic e Maelle Medeiros.
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Há 61 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?