Lançada Semana da Criança com atrações culturais e atendimento na Praça Nauro Machado

21/10/2014 #Administração
img

Foto:

Centenas de crianças e adolescentes participaram da abertura da Semana da Criança realizada na Praça Nauro Machado (Praia Grande) nesta terça-feira, 07. O evento, promovido pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em parceria com a Associação de Defensores Públicos do Estado (Adpema), contou com diversas apresentações culturais, ações de saúde e do projeto Ser Pai é Legal, realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Mais de 60 familiares compareceram à instituição para a realização de exame de DNA e, posterior, reconhecimento de paternidade.

A Banda de Música do Bom Menino do Convento das Mercês fez a abertura oficial do evento. Na sequência, crianças e adultos acompanharam as apresentações da peça Esquete de Palhaços, da Casa da Acolhida Marista, grupo de teatro de rua Clown: Diga ao Mundo e a dança folclórica do Maculelê, com crianças do Túnel do Sacavém. Paralelamente, às atrações culturais, foi realizada uma série de atividades lúdicas com a equipe do carro-biblioteca da Semed. Na área de saúde, foram disponibilizadas vacinas e atendimentos por equipe de Nutrição do Ceuma e da Central de Transplante do MA, do hospital universitário (HUFMA), além de orientações sobre conselhos tutelares e Cadastro Nacional de Doação do Tribunal de Justiça (TJMA).

Para a defensora geral, Mariana Albano de Almeida, a proposta é aproximar cada vez mais a instituição do seu público-alvo, seja levando os serviços até a comunidade ou trazendo a comunidade até a Defensoria. “Nosso objetivo é contribuir para a formação da personalidade de crianças e adolescentes, com informações sobre seus direitos e deveres, para que eles possam ser multiplicadores desses conhecimentos dentro de suas famílias”, comentou.     

De acordo com o defensor titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Gabriel Furtado, esse evento visa não apenas proporcionar momentos lúdicos e oferta de serviços, mas provocar uma reflexão em crianças e adultos sobre os seus direitos. “Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos os parceiros desta iniciativa, especialmente, a equipe do Núcleo Psicossocial, pois sem uma articulação séria e comprometida, não seria possível um evento desta magnitude”, ponderou, acrescentando que “O trabalho em rede é fundamental para o fortalecimento de políticas públicas que visam à efetividade de direitos de crianças e adolescente”.

Segundo a vice-presidente da Adpema, Clarice Binda, “não existe sociedade democrática sem que crianças e adolescentes sejam verdadeiramente priorizados por instituições públicas e privadas”. Ela lembrou ainda que até sexta-feira, 10, será realizada a campanha “Doe Brinquedos, adote sorrisos”, que visa arrecadar brinquedos para crianças abrigadas e assistidas pela Defensoria.

Também prestigiaram o evento o subdefensor geral, Wether de Moraes Lima Júnior; o corregedor geral, Antônio Peterson Rego Leal; o gerente da Unidade de Qualidade de Vida do Trabalhador da Fiema, representando a superintendente do Sesi, Roseli de Oliveira Ramos; a coordenadora do Núcleo Psicossocial da DPE/MA, Silene Ferreira Gomes; a coordenadora do Centro de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi), Isabel Lopizic; a coordenadora do Centro Integrado de Apoio a Pessoas com Deficiência (Ciapd), Lívia Carvalho, e a ouvidora geral da DPE/MA, Rosiclea Machado Costa. 

Programação - No decorrer da semana, haverá visita de grupo de idosos do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) a abrigo que atende crianças e adolescentes, e atividades para crianças com deficiência do Centro Educacional São José Operário. Na sexta-feira, 10, serão entregues os brinquedos arrecadados pela na campanha “Doe Brinquedos, adote sorrisos”, iniciada dia 17 de setembro, no âmbito das unidades de atendimento da instituição. Serão contempladas crianças abrigadas, que são assistidas pela Defensoria do Estado. 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON