Defensoria geral recebe visita da Associação dos Defensores Públicos

04/07/2014 #Administração
img

Foto:

A defensora geral do Estado, Mariana Albano de Almeida, e o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Maranhão (Adpema), Joaquim Gonzaga de Araújo Neto, estiveram reunidos esta semana, na sede da instituição, em São Luís, para tratar de demandas da carreira, visando à elaboração da Proposta Orçamentária da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) para 2015. 

Um dos assuntos debatidos no encontro, que contou com a presença da vice-presidente da Adpema, Clarice Viana Binda, foi os investimentos feitos pela instituição para assegurar as condições adequadas de trabalho a defensores e servidores, e de atendimento, aos assistidos, na capital e interior. Sobre isso, a defensora geral disse que foi lançado e já está em execução o Plano de Manutenção Preventiva e Corretiva dos Núcleos, criado com a finalidade de acompanhar as demandas relacionadas a reparos e consertos, incluindo serviços na área de informática, das 35 unidades de atendimento da instituição.

“O diálogo institucional que temos mantido com a Adpema tem sido muito positivo no encaminhamento de demandas que não só repercutem na vida profissional dos nossos defensores públicos, mas também na melhoria dos serviços prestados à comunidade”, destacou a defensora geral.

A questão da segurança institucional foi outra preocupação apresentada pela diretoria da Adpema. Mariana Albano de Almeida informou que quando assumiu a gestão deu continuidade às tratativas para a abertura de edital, por meio de convênio celebrado com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), para a seleção de policiais da reserva remunerada da Polícia Militar do Maranhão. Eles serão alocados nas unidades de atendimento da DPE/MA, com o intuito de reforçar a segurança nesses locais. O edital do processo seletivo, aberto esta semana, está disponível no link http://www.pm.ma.gov.br/index.php/14-sample-data-articles/1551-processo-seletivo-para-inativos.

 “Além dos policiais da reserva, a Defensoria mantém contratos de vigilância eletrônica com firma especializada, que está em vigência desde a gestão anterior”, acrescentou. 

Atendendo a um pleito dos próprios defensores públicos, reiterado pela Associação, a defensora informou, também, que estão sendo tomadas todas as providências cabíveis para instaurar procedimento administrativo que permita o desconto em folha dos valores da contribuição mensal aos membros associados da Adpema. Ficou acertada ainda, durante a reunião, a participação da Adpema, juntamente com a equipe do Núcleo Psicossocial da Defensoria Estadual, em ações sociais, cujo trabalho da instituição seja solicitado.

Avaliando positivamente a reunião com a Defensoria Geral, o presidente da Adpema, Joaquim Neto, ressaltou que a parceria mantida com a instituição é de suma importância para a história da Defensoria do Maranhão. “É de grande relevância a participação da Adpema, não somente pela cooperação jurídica dos seus associados, mas como forma de dar visibilidade à associação perante as instituições públicas e privadas que promovem as ações sociais", reitera.

 

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON