Foto:
A subdefensora geral e coordenadora executiva do Comitê Gestor Interno (CGI) da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Mariana Albano de Almeida, acompanhada de membros do CGI da instituição, Gil Eanes Fonseca Lobato e Renata Sousa Cantanhêde, participaram na manhã da última quarta-feira, 19, no auditório do Ministério da Fazenda, da palestra “Planejamento Estratégico na Prática”, promovida pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública) - Núcleo da Excelência Pública no Maranhão (NEP/MA).
Para a coordenadora do Núcleo da Excelência Pública no Maranhão, Leidismar Nalasco, a palestra serviu para mostrar às instituições a importância do planejamento estratégico na administração pública. “Trata-se de mais uma ferramenta que pode ajudar os gestores a alcançar um padrão de excelência na prestação de seus serviços. E o nosso papel é apoiar as organizações, disseminando informações para o aprimoramento de suas práticas”, afirmou.
Segundo Mariana Albano de Almeida, planejamento é palavra-chave nas organizações que primam pela eficiência e qualidade dos seus serviços. “Temos a plena certeza de que hoje nenhuma instituição se estabelece e imprime um ritmo de crescimento sem o planejamento das suas ações. Trata-se de ferramenta indispensável para os gestores na definição dos objetivos institucionais, bem como das estratégias necessárias para o alcance desses objetivos”, destacou.
A palestra foi ministrada pela mestre em Administração Karla de Faria Abdala, que abordou as principais etapas para a elaboração, controle e monitoramento do planejamento estratégico. Segundo ela, um dos grandes problemas das organizações é a falta de controle das ações. “O que observamos é que muitas estratégias de planejamento não funcionam por falta de acompanhamento, portanto é necessário que haja integração e participação de todos da instituição. O nosso objetivo é fazer com que as pessoas aqui presentes sejam agentes de mudanças em seus ambientes de trabalho”, comentou.
O evento contou com 81 inscrições de organizações publicas e privadas, perfazendo um total de 158 participantes, dentre eles representantes da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Viva Cidadão, Secretaria de Comunicação (Secom) e Secretaria da Fazenda (Sefaz).
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Há 67 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?