Defensoria recebe certificação "Amigos da Abraz"

19/02/2014 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) foi uma das 20 instituições homenageadas com o reconhecimento público e a certificação “Amigos da Abraz”, pela sua contribuição para o fortalecimento da entidade. A distinção aconteceu durante a reinauguração das instalações físicas do núcleo regional da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), na semana passada, no CSU Cohab/Anil.

Representando o defensor público geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, a assistente social e coordenadora do Centro Integrado de Apoio e Proteção à Pessoa Idosa da DPE/MA (Ciapvi), Isabel Lopizic, participou do evento e recebeu o título das mãos da presidente da Abraz, Ana Lúcia Azoubel Helal. Lopizic ainda foi homenageada na condição de presidente do Conselho Estadual de Defesa do Idoso (Cedima).

Isabel Lopizic destacou a parceria entre a DPE/MA e a associação, visando à defesa da pessoa idosa. “Uma das ações em que a DPE/MA conta com a colaboração da Abraz é no Curso de Cuidador de Idoso, que vem sendo realizado na capital e interior do Estado, com a participação de pessoas cuidadoras de familiares portadores da doença de Alzheimer”, exemplificou. Além disso, a Defensoria sempre apoia eventos científicos voltados a informar a população sobre a doença.

Em seu discurso, Lúcia Azoubel falou sobre o objetivo da associação, que é transmitir informações sobre a enfermidade, diagnóstico e tratamento, além de prestar orientações para os acompanhantes. A presidente da Abraz lembrou ainda que “quando não há mais memória, não há mais o que contar; não há mais o que lembrar. Só há o que sentir. O mal de Alzheimer é uma borracha que apaga o sentido da vida e que produz dor imensa aos membros da família e amigos”.

Histórico – No Maranhão, a Abraz surgiu no ano de 2005, primeiro como Grupo de Apoio a Familiares de Cuidadores das Pessoas com Demência. A motivação para a formação desse grupo partiu da psicóloga e mestra em Neurociências, a curitibana Andrea Dircksen, que foi sua primeira presidente. Atualmente, a entidade conta com nove voluntários e tem a parceria e colaboração de diversas instituições do setor público e privado.

Em São Luis, as reuniões dos voluntários são realizadas nas segundas e sextas-feiras de cada mês, no CSU da Cohab/Anil, a partir da 9 horas. Depois das melhorias no núcleo regional, a meta agora é a criação de um centro de referência da Abraz, para maior difusão dos propósitos da entidade.

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON