Foto:
O defensor geral do estado, Aldy Mello de Araújo Filho, participou do XVII Encontro dos Aposentados, realizado na última terça-feira, 08, no Espaço Renascença. O evento, conduzido pelo titular da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), Fábio Gondim, integra o Programa de Atenção Integrada para o Aposentado (PAI).
Para o defensor geral o PAI vem desempenhando, ao longo de seus 23 anos de existência, papel estratégico na política de proteção ao idoso do Governo do Estado, cujas ações têm contribuído para fortalecer a autoestima, o protagonismo, a integração e a participação social de seus aposentados. "O descanso na aposentadoria não pode ser visto como sinônimo de estagnação. A aposentadoria deve ser encarada apenas como uma nova etapa da vida e não como um rito de exclusão. O aposentado, idoso ou não, tem uma longa caminhada pela frente: pode manter-se no ócio criativo, praticando atividade física e intelectual; dedicando-se a professar sua fé religiosa; praticando a caridade; convivendo com seus amigos e familiares; exercendo uma atividade como voluntário, enfim, preservando o seu protagonismo na vida", destacou.
Na oportunidade, o secretário da Segep, Fábio Gondim, anunciou a reestruturação do espaço do PAI no Calhau. "O PAI faz parte da estrutura institucional do Governo. Diversos serviços na área de fisioterapia, assistência social, terapia ocupacional, hidroginástica, teatro, dentre outros, são oferecidos aos nossos aposentados. Temos procurado fortalecer as ações do PAI, que é um dos programas mais importantes do Governo na área", afirmou.
A aposentada Maria Cecília Cantanhede Dutra, representando os aposentados na mesa de abertura, destacou a relevância dos serviços socioculturais e de saúde oferecidos pelo PAI. "Trata-se de um programa que precisa ser mantido, apoiado e ampliado pelo poder público", afirmou Maria Cecília.
Em seguida, a professora aposentada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Emília Maria Pinheiro Lopes, abordou o tema "Vivenciando a Espiritualidade na 3ª Idade". Encerrando a programação do primeiro dia, a facilitadora Viviane Martins tratou da temática "Vivência Afetiva em Biodança".
Dentre as palestras, destaque para os temas "Aspectos gerais do superendividamento: os cuidados com a publicidade e os reflexos sociais", abordado pela supervisora de Pesquisa de Mercado e Consumo do Procon, advogada Rayana Pereira Arraes, e "Trabalhador aposentado e pessoa: conquistas e direitos, à cultura, à saúde e à vida com dignidade", ministrado pelo do professor da Universidade Federal Fluminense e doutor em Educação/Gerontologia pela Unicampi, Serafim Fortes Paz.
O encontro terminou na quinta-feira (10), com a realização da XIX Caminhada do Aposentado do Serviço Público Estadual, na Avenida Litorânea. A atividade reuniu mais de 800 idosos do PAI e de outros grupos da terceira idade.
Também participaram da mesa de abertura, a auditora geral do Estado, Maria Helena Costa, a secretaria adjunta de Seguridade dos Servidores Públicos Estaduais, Graça Marques Cutrim, e a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Isabel Lopizic, dentre outros.
Com informações da Ascom/Segep
Há 66 dias
Há 66 dias
Há 66 dias
Há 66 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?