Projeto Cinema e Direito é lançado pela Defensoria

25/07/2013 #Administração
img

Foto:

A Defensoria Pública do Estado, por meio da sua Escola Superior (Esdpe), iniciou as atividades do projeto “Cinema e Direito", que visa estimular  discussão de temas relacionados à cidadania e direitos humanos através da exibição de filmes e documentários. O projeto foi lançado na sede da Esdpe. Também foi feita a primeira exposição do projeto "Apresentando Minha Obra", que visa estimular a troca de experiências acadêmicas entre defensores públicos, estudantes de Direito e comunidade.

A iniciativa faz parte das linhas programáticas do Plano de Desenvolvimento Institucional da Esdep, que fomenta ainda a promoção de eventos musicais, audiovisuais, além de estimular a criação artística de membros e servidores da Defensoria, buscando o diálogo entre a arte e a atuação jurídica.

Para o defensor geral, Aldy Mello Filho, o projeto "Cinema e Direito" lança mão da linguagem metafórica e emancipatória do cinema para trazer à discussão temas de interesse não só dos operadores do Direito, mas também da comunidade em geral.  “Já o projeto "Apresentando Minha Obra", por sua vez, visa fortalecer o protagonismo do defensor público como agente de produção científico-cultural”, destacou.

O projeto "Apresentando Minha Obra", conduzido pelo defensor público Edilson Gonçalves Filho, abordou o tema "Eficácia Horizontal dos Direitos Fundamentais", extraído de seu livro homônimo, publicado pela Editora Dince. Na obra, o autor aborda questões conceituais e históricas acerca dos direitos fundamentais.

De acordo com o diretor da Esdep, Cristiano Matos de Santana, “o projeto, de cunho acadêmico, visa estimular membros e servidores DPE a apresentar trabalhos monográficos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, artigos científicos ou trabalhos forenses a alunos de Direito, membros das demais carreiras jurídicas e comunidade em geral”.

Já o projeto "Cinema e Direito", coordenado pela defensora pública Lindevania de Jesus Martins Silva,consiste na exibição de documentários e filmes sobre temas atuais, de interesse comum. Sistema público de saúde, população de rua, meio ambiente, a família no mundo contemporâneo, vida no cárcere, estarão entre as temáticas discutidas.

 Na primeira sessão do projeto, foi apresentado o documentário “Sicko”, de Michael Moore, uma crítica ao sistema de saúde americano. O tema foi debatido pela defensora pública Isabel Cristina Araújo Souza, titular do Núcleo de Defesa do Idoso, da Pessoa com Deficiência e da Saúde da DPE/MA. Isabel Cristina traçou um paralelo sobre seguridade social e saúde no Brasil e nos Estados Unidos, destacando os pontos positivos e negativos do sistema de saúde adotado nos dois países.

Os defensores públicos e servidores interessados em participar do "Apresentando Minha Obra" e sugerir documentários para exibição poderão enviar e-mail para a Escola Superior (escolasuperior@dpe.ma.gov.br).

Na ocasião, foram entregues os certificados do Curso de Inglês Jurídico, ministrado pelo defensor público Diego Carvalho Bugs.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON