Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), promoveu, no município de Imperatriz, uma Roda de Diálogo com a temática “Conhecendo e Fortalecendo a Rede Nacional de Defesa do Idoso (Renadi)”. O evento reuniu cerca de 240 pessoas, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A Roda de Diálogo, que foi realizada em parceria com os Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos do Idoso de Imperatriz, secretarias municipais e outros organismos envolvidos com a causa da pessoa idosa, na região tocantina, teve como foco o debate em torno do compromisso pelo envelhecimento digno no Brasil e no Maranhão, que deve ser estimulado na sociedade, garantindo a efetivação dos direitos preconizados na Constituição e no Estatuto do Idoso.
Coordenada pela assistente social Isabel Lopizic, do Ciapvi, a Roda de Diálogo contou com a participação do diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdpe), Cristiano Matos, e do defensor Lúcio Lins Siqueira, que atua no Núcleo Regional da DPE de Imperatriz, ambos representando o defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho. Eles abordaram temas como o envelhecimento e violência, o papel do Ciapvi na defesa do idoso, bem como os avanços da política de defesa e proteção do idoso no Brasil, além das ações da Esdpe. Também ministraram palestras a secretaria municipal da Mulher, Conceição Formiga, que falou sobre as ações da Renadi em Imperatriz, e a promotora Aline Pires, que tratou sobre o papel do Ministério Público na defesa do cidadão idoso.
Curso de Cuidador – Antes da abertura dos trabalhos da Roda de Diálogo, houve a entrega de certificados para os 76 participantes do curso de Cuidador de Idoso, promovido em 2012 pela DPE/MA, por intermédio da Escola Superior da instituição e coordenação do Ciapvi. Também ocorreu a apresentação de três peças teatrais encenadas pelos participantes da Casa do Idoso de Imperatriz.
“O que se precisa para a efetivação do trabalho em rede é do diálogo. Os parceiros são fundamentais para que, juntos, nos tornemos mais fortes, pois entendemos que essa luta é de todos nós”, pontuou Isabel Lopizic, acrescentando que o velho é revitimado na medida em que peregrina pelas diversas instituições na busca de uma solução para sua problemática e isso precisa ser evitado.
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?