Defensoria Pública do Estado dá início a atendimentos itinerantes com a Carreta dos Direitos em Raposa

03/11/2022 #Administração
img

Foto:

Começou nesta quinta-feira e segue até sexta (04) mais um mutirão de atendimentos realizados pela Defensoria Pública do Estado e parceiros, a bordo da Carreta dos Direitos, dessa vez, no município de Raposa. Só neste primeiro dia, foram realizados mais de 746 atendimentos.

"Nós já passamos por 07 cidades no Maranhão e agora chegamos à oitava. Com a Carreta dos Direitos, que é um instrumento de democratização do acesso à Justiça, temos avançado muito na execução do Plano Institucional para a Erradicação do Sub-Registro no Maranhão", enfatizou o defensor público Alberto Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais da DPE/MA.

Levantamentos feitos pela Defensoria Pública revelam que cerca de 40% da demanda nos mutirões dizem respeito à documentação básica, como a emissão de primeira e segunda vias de registros civis. A DPE/MA reforçou o time que utiliza a CRC (Central de Informações do Registro Civil) para agilizar o atendimento e garantir que o maior número possível de pessoas possa ser atendido.

Além disso, grande parte do público busca o serviço de Carteira de Identidade, oferecido pelo Instituto de Identificação (Ident), do Governo do Estado. Ao todo, o Ident disponibilizou 200 senhas para atendimento de quem busca primeira ou segunda via de RG, sendo distribuídas 100 senhas a cada dia, a partir das 8h.

Serviços jurídicos - Divórcio, reconhecimento de paternidade, pensão alimentícia e demandas penais também foram algumas das demandas bastante buscadas pelo público, em Raposa. "O atendimento jurídico, integral e gratuito, é a nossa principal missão institucional. Nós temos um núcleo fixo aqui na cidade, mas a demanda por atendimento é crescente. Por isso, viemos pra cá, com toda essa estrutura, a fim de promover acesso à Justiça a quem mais precisa", assegurou a primeira subdefensora-geral, Cristiane Marques.

A ação da DPE também contou com o apoio do poder público municipal, que cedeu as instalações da Unidade Básica de Saúde Maresia para funcionar como local de suporte ao mutirão. Dentro da UBS, foram realizados os atendimentos do Ident.

"Essa ação é muito importante e nós sabemos que ela não será o bastante para atender a todos. Por isso, queremos estender essa parceria com a DPE, para que a nossa população tenha seus direitos assegurados", destacou o prefeito de Raposa, Eudes Barros, que prestigiou o início do mutirão.

 

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON