Administração Superior da Defensoria Pública recebe aprovados em concurso

03/04/2013 #Administração
img

Foto:

Uma comitiva de aprovados no 4º concurso para ingresso na Carreira da Defensoria Pública do Estado, realizado em 2011, esteve reunida com o defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, a subdefensora geral, Mariana Albano de Almeida, e a corregedora geral, Fabíola Almeida Barros. Os aprovados foram esclarecidos acerca do trabalho realizado pela administração superior com vistas à ampliação do número de membros da carreira.

O defensor geral destacou o crescimento ocorrido nos dois últimos anos, o que tem permitido a expansão dos serviços oferecidos pela Defensoria Pública do Estado para os municípios maranhenses. “Após 17 anos sem criação de cargo, em 2011, uma Lei Estadual criou 25 novos cargos de defensor. Em 2012, novamente foram criados mais 20 cargos. Temos realizado a nomeação progressiva dos aprovados nos dois últimos concursos para ingresso na carreira. Conseguimos a nomeação, em 2011, de todos os aprovados no concurso realizado em 2008. Realizamos novo concurso em 2011, tendo sido nomeados 33 candidatos do total de aprovados. O avanço é expressivo e tem ocorrido em virtude das corretas opções de gestão que vimos realizando”, explicou.

Aldy Mello Filho destacou o esforço da atual administração em levar a Defensoria para o interior do estado, argumentando que, apesar das limitações orçamentárias e de pessoal, a interiorização da DPE Maranhão já é uma realidade. "Entregamos a 18ª unidade de atendimento no mês de março, representando uma cobertura de 38 municípios. O Maranhão já é um dos 5 estados mais populosos em que todos os municípios com mais de 100 mil habitantes e renda per capita de até 3 salários mínimos são atendidos pela Defensoria, o que já representa uma grande conquista", afirmou.

Na oportunidade, a corregedora geral esclareceu que a DPE tem priorizado municípios com grande número de pessoas e indicadores sociais desfavoráveis, atendendo aos preceitos legais. “O processo de interiorização tem ocorrido de forma responsável e equilibrada, o que tem legitimado a instituição a encaminhar novas demandas ao Poder Executivo e ao Legislativo”, comentou.

A subdefensora geral reiterou o compromisso da atual gestão administrativa em ampliar os quadros funcionais, priorizando, sobretudo, o ingresso de novos defensores públicos. “No médio prazo será estruturado quadro de apoio administrativo próprio. Por hora, a deficiência no número de defensores ainda é grande no Maranhão, nesse sentido a atual gestão não medirá esforços para que a instituição possa contar, no mínimo espaço de tempo, com um número cada vez maior de profissionais”, informou.

O defensor geral anunciou na oportunidade que o concurso terá sua validade prorrogada até 2015.

A comissão dos aprovados agradeceu pelas informações prestadas e colocou-se à disposição para auxiliar a administração superior nas tratativas voltadas a garantir o provimento dos cargos vagos na carreira.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON