Foto:
O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, apresentou, na tarde de ontem, a Unidade de Segurança Comunitária (USC) da Divineia/Vila Luizão para algumas autoridades públicas do estado. A nova unidade de combate à criminalidade foi inaugurada na semana passada e contribuirá para reforçar a segurança em uma área que abrange uma população de aproximadamente 120 mil habitantes dos bairros Vila Luizão, Divineia e Sol e Mar.
Entre as autoridades estavam o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes; a promotora de Justiça de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti; o defensor público-geral, Aldy Mello de Araújo Filho; a corregedora-geral da Defensoria Pública, Fabíola Barros; e o deputado estadual Jota Pinto.
Acompanhados pelo secretário Aluísio Mendes, pelo secretário adjunto de Inteligência da SSP, Laércio Costa, o coordenador-geral das USCs, tenente-coronel Jorge Luongo, e pelo coordenador da USC da Divineia/Vila Luizão, capitão Paulo Fernando, os visitantes conheceram as dependências da unidade de segurança como o auditório, a sala de informática e a central de videomonitoramento.
Avaliação - No fim da visita, eles ficaram impressionados com os trabalhos desenvolvidos na USC e com os primeiros resultados da unidade de segurança, que já conseguiu reduzir os índices de criminalidade que eram registrados na região onde atua.
"A avaliação que fazemos é a melhor possível. É a segurança que queremos que esteja próxima da comunidade, interagindo com ela, trazendo a sensação de que o Estado está presente. Nós parabenizamos a Secretaria de Segurança, o Estado do Maranhão e entendemos que outras unidades como essa devem ser construídas", disse o presidente da Ampem, José Augusto Cutrim, afirmando que o Ministério Público será um parceiro da Secretaria de Segurança nas atividades que forem desenvolvidas pela USC.
Na opinião do defensor público-geral, Aldy Mello de Araújo Filho, os trabalhos desenvolvidos pela USC são de grande importância para o desenvolvimento da região. "Percebe-se uma mudança realmente substancial na forma de compreender a Segurança Pública no Maranhão, não somente na perspectiva do combate à criminalidade, mas também pensando estratégias de prevenção que envolvam a comunidade. Nós só temos de elogiar a iniciativa e colocar a defensoria à disposição", disse.
Na ocasião, o secretário Aluísio Mendes fez uma avaliação dos primeiros trabalhos desenvolvidos pela unidade. "Nós não tivemos nenhuma ocorrência policial de natureza grave registrada na região de abrangência da unidade. Isso mostra que os resultados estão aparecendo. E esse é o nosso objetivo: que esta região volte a ter índices extremamente baixos de violência como antes eram registrados", afirmou Mendes.
Mais - O projeto da USC tem como referência o modelo das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro. No Maranhão, o projeto apresenta inovações, como a implantação de 10 câmeras de videomonitoramento que cobrem o perímetro de todo o complexo policial, dando ao comando de cada unidade um controle, 24 horas por dia, de toda a movimentação.
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Há 65 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?