Escola Superior da DPE encerra Curso de Cuidador de Idosos

24/05/2012 #Administração
img

Foto:

 

O curso Cuidador de Idosos, promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública (ESDPE), foi encerrado este mês, com a certificação de cerca de 600 alunos de São Luís, Imperatriz, Açailândia, Barra do Corda, Pinheiro, Caxias, Codó, Brejo, Pedreiras e Santa Inês. Os participantes foram certificados pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA)

 Iniciativa pioneira, a capacitação aconteceu em São Luís, com transmissão via satélite para 9 municípios, graças a uma parceria firmada entre a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Sectec). A articulação do curso ficou a cargo do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da DPE/MA, com o apoio dos Conselhos Estadual e Municipal de Defesa dos Direitos dos Idosos.        

Conduzida pelo defensor público e diretor da ESDPE, Cristiano Matos de Santana, a palestra de encerramento do curso contou com a participação da coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic. Sobre a importância da realização do curso, Cristiano Santana destacou que, além de contribuir para a promoção de uma cultura de valorização e respeito voltada para a faixa etária da população com idade igual e superior aos 60 anos, a ação integra um conjunto de estratégias adotadas pela DPE/MA na defesa dos direitos dos idosos, com ênfase na prevenção da violência contra o segmento, que representa pouco mais de 8% da população maranhense, segundo dados dos IBGE.

Durante o encerramento, realizado no novo estúdio da Universidade Virtual do Maranhão/Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão, foi exibido um vídeo produzido nas dependências da Instituição de Longa Permanência (ILP) Solar do Outono, para mostrar a dinâmica de funcionamento do espaço mantido pelo governo estadual.  

Destacando a abordagem ampla e multidisciplinar do curso, Isabel Lopizic informou que as aulas foram ministradas por defensores públicos estaduais e federais, assistentes sociais, psicólogos, terapeuta ocupacional e gerontólogo.

Avaliação – Os participantes do curso, formado em sua maioria por profissionais da saúde e familiares de idosos, receberam informações nas áreas jurídica, social e de saúde e classificaram como positivas as atividades propostas em sala de aula. “O curso Cuidador de Idosos, oferecido pela Defensoria Publica em São Luis, foi de grande importância porque tivemos oportunidade de aprender a tratar adequadamente os nossos idosos, com responsabilidade, e, acima de tudo, carinho. E isso, com certeza, será um diferencial no mercado de trabalho dessa atividade”, avaliou Roselene Maria Barbosa Schnaider, integrante do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma) de São Luis.

Inscrita no Cetecma de Pinheiro, Lyss Maristhany Queiróz considerou o curso excelente. “Gostei muito da capacitação. Já utilizo os conhecimentos adquiridos aqui no meu dia a dia, porque tenho pessoas idosas na família e também sou conselheira municipal de defesa dos direitos do idoso”. De Barra do Corda, Maxssuel da Silva Santana, disse que o curso foi muito bom. “Gostei sob todos os aspectos. É uma capacitação diferente, cujo conteúdo será de grande relevância para a minha vida”.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON