 
								Foto:
A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) assinou convênio com a Cooperativa de Crédito Mútuo da Magistratura, do Ministério Público, da Procuradoria Geral do Estado, da Defensoria Pública e respectivos servidores (Coomamp), para a concessão de empréstimos sob garantia de consignação em folha de pagamento aos membros e servidores da instituição. Para garantir operacionalização do serviço, foi firmado ainda convênio com a Consignum – Programa de Controle e Gerenciamento de Margem Ltda. A próxima etapa será a celebração de parcerias com instituições financeiras que disponibilizarão o crédito aos consignatários.
O convênio beneficiará todos os defensores públicos, servidores efetivos, ativos e inativos cooperados da DPE/MA, cabendo à instituição disponibilizar a cooperativa todos os dados necessários constantes de seus registros para localização do servidor consignatário, caso este seja desligado da folha de pagamento por qualquer motivo. Consta, ainda, como obrigações, a confirmação da margem consignável dos cooperados e o depósito do total dos valores consignados até o dia 10 de cada mês na conta corrente da Coomamp. As obrigações da Cooperativa de Crédito Mútuo foram detalhadas em três itens, que dizem respeito à concessão do empréstimo, informações atualizadas sobre os beneficiários, com a identificação de cada contrato e o valor da prestação descontada, além dos procedimentos de inclusão e exclusão dos sistemas da Cooperativa.
Instituída em 2002, a Coomamp é um exemplo de cooperativismo que deu certo. Pautado no princípio de uma gestão responsável, cresceu e se consolidou, passando da classificação de pequeno para médio porte, segundo critérios de classificação do sistema Unicred de cooperativas. A cooperativa, que conta com aproximadamente 1200 cooperados, está localizada no Shopping Jaracaty, e presta atendimento ao público diariamente das 8 às 18 horas.
Consignum - Já o segundo convênio firmado pela Defensoria Estadual prevê a cessão de uso do sistema de informática da Consignum, de forma gratuita, para a administração de margem financeira consignável em folha de pagamento dos servidores da instituição. A intenção é fornecer solução de tecnologia informatizada para a geração automática de reserva de margem, averbações e manutenção de lançamentos para o sistema de folha de pagamento da DPE/MA. Nesta sexta-feira, 16, a subdefensora geral, Mariana Albano de Almeida, e servidores da DPE/MA reuniram-se com representantes da Consignum para tratar sobre detalhes da operacionalização dessa parceria.
O termo estabelece, ainda, a realização de treinamentos para funcionários representantes das consignatárias usuárias do sistema, que será estendido também para os servidores da DPE/MA, do setor de recursos humanos, fornecimento de estrutura física para atendimento dos servidores, disponibilização de pessoal técnico em informática e de sistema de segurança do software, além da realização de auditorias e encaminhamento de relatórios gerenciais. Quanto às instituições financeiras que executarão os serviços de consignação em folha de pagamento, a DPE ficará responsável por credenciá-las bem como informar que estas firmem termo de adesão ao sistema cedido pela Consignum.
Com larga experiência no mercado, a Consignum é empresa atuante no ramo de recursos humanos especializada em implantação e administração dos descontos facultativos em folha de pagamento. Entre os objetivos previstos com a assinatura do convênio, estão a redução de custo operacional, agilidade no atendimento às necessidades do servidor público, maior segurança na emissão de averbações, dentre outros.
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?
