A Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) levou, no início desta semana, ações da terceira edição do Ciapvi na Comunidade aos moradores do Jardim América. O projeto, desenvolvido por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) e do Núcleo de Defesa do Idoso da Defensoria do Estado, visa contribuir para uma cultura de respeito e valorização das pessoas que envelhecem.
O lançamento do Ciapvi na Comunidade aconteceu no último dia 13, no município de Raposa, na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Em Paço do Lumiar, o projeto foi realizado no último dia 15, no Convento Irmãs da Purificação, no Maiobão. Assim como nas demais, a programação no Jardim América teve início com a apresentação da Banda da Polícia Militar, a partir das 8h. As atividades foram realizadas na Associação dos Moradores do bairro.
Houve ainda a apresentação da peça “Auto do Natal”, encenada por idosos atendidos pelo Caisi, seguida de palestras e dinâmicas. As oficinas de estética e beleza, bem como o atendimento em saúde e orientações jurídicas, também foram oferecidas na terceira comunidade visitada pela equipe do Ciapvi.
Paço do Lumiar – Com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar, o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso levou aos moradores da área mensagem sobre a importância do envelhecimento saudável, bem como os avanços obtidos desde a vigência do Estatuto do Idoso. O evento contou com as presenças da defensora pública Elane Carvalho Pereira e da coordenadora do Ciapvi e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idosos (Cedima), Isabel Lopizic, além de autoridades locais e técnicos da DPE/MA.
O morador do Maiobão, Antônio Pires, de 72 anos, esteve no local acompanhado do neto Pedro, de 17 anos. Segundo ele, foi um momento de muito aprendizado. “Parte do que tem no Estatuto do Idoso eu desconhecia. Agora tenho mais condições de lutar pelos meus direitos”, disse o idoso.
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?
