Idosos da Raposa são atendidos pelo Ciapvi na Comunidade

13/12/2011 #Administração
img

Foto:

O município de Raposa foi contemplado, nesta terça-feira (13), com a primeira edição do Ciapvi na Comunidade – iniciativa inédita da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa e do Núcleo de Defesa do Idoso. Com o objetivo de proporcionar ações de cidadania em favor da população com mais de 60 anos, o projeto chega nesta quinta-feira (15), ao município de Paço do Lumiar.

As atividades, que tiveram início às 8h, com a apresentação da Banda da Polícia Militar, reuniram dezenas de pessoas na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no centro de Raposa. Nesta primeira edição, o Ciapvi na Comunidade contou com a parceria da Prefeitura Municipal, da Rede de Proteção aos Direitos do Idoso, bem como do Disque Denúncia Maranhão, do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso de São Luís (Caisi) e do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima).

Segundo a coordenadora do Ciapvi, Isabel Lopizic, essa ação faz parte do projeto desenvolvido pela Defensoria do Estado em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que conta ainda com o apoio da Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Renadi) e de outras instituições comprometidas com a valorização e a dignidade da pessoa idosa.

“Queremos despertar nessas comunidades um novo olhar acerca da pessoa idosa, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de respeito e de valorização para este ser que envelhece”, destacou Lopizic, durante seu pronunciamento, na abertura do evento.

Titular do Núcleo Regional da DPE/MA na Raposa, o defensor público Thiago Josino Carrilho, falou sobre a importância do evento para a garantia de direitos fundamentais previstos na Constituição Federal. “Esse evento visa ao  fortalecimento da cidadania e da dignidade da pessoa idosa, segmento que merece ser reconhecido e respeitado pela experiência de vida que tem para compartilhar conosco”, destacou. 

O evento teve uma programação diversificada. Além da apresentação da peça “Auto do Natal”, encenada por idosos atendidos pelo CAISI, houve ainda a realização de palestras e dinâmicas. As oficinas de estética e beleza, bem como o atendimento em saúde e orientações jurídicas, movimentaram as atividades na sede do PETI, que ainda contou com a apresentação do grupo de mães do Alto do Farol, da Raposa.

A aposentada Maria dos Reis Castro Sousa, 58 anos, elogiou a iniciativa da Defensoria Pública com a realização do Ciapvi na Comunidade. “Essa ação representa uma vitória importante para a comunidade. Faço questão de me fazer presente em iniciativas como esta para aprender ainda mais sobre envelhecimento saudável”, disse.   

Também participaram da cerimônia de abertura do evento o vice-prefeito de Raposa, Aroldo Rodrigues, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Eudes Bastos, a secretária municipal de Assistência Social, Ivonete Silva e a idosa Rosa Sielma, representando o grupo de idosos presentes no local.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON