Jamil Gedeon toma posse no Governo do Estado

04/11/2011 #Administração

 

O desembargador Jamil de Miranda Gedeon Neto, 51 anos, presidente do Tribunal de Justiça, assumiu, interinamente, o Governo do Estado, no início da tarde de ontem. O governador em exercício inaugura hoje, às 10h, no município de Caxias, o novo Fórum da Comarca, construído na sua gestão.

A transmissão do cargo aconteceu no Palácio dos Leões, onde o deputado estadual Arnaldo Melo, presidente da Assembleia Legislativa, declarou o seu afastamento do cargo após três dias de exercício.

O último desembargador a assumir o Governo do Estado foi Emésio Dario Araújo, em 1990. Com o afastamento de Jamil Gedeon até segunda-feira, assume a presidência do Tribunal de Justiça a desembargadora Cleonice Silva Freire, vice-presidente, que, no exercício do cargo, irá presidir a solenidade de inauguração do novo fórum da Comarca de Caxias, hoje.

Ao assumir o governo, o desembargador disse que irá dar continuidade às ações da governadora Roseana Sarney e, assim como os que o antecederam, o vice-governador Washington Oliveira, o parlamentar estadual Arnaldo Melo, também pretende acrescentar ao governo com o seu trabalho. Segundo Gedeon, a harmonia e a união existentes entre os poderes geram benefícios à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do estado.

"Pretendo reforçar parcerias com o Ministério Público estadual, a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil, no sentido de reforçar o trabalho do Centro de Apoio às Vítimas de Crimes Violentos", anunciou, o governador em exercício.

O primeiro compromisso da agenda oficial do governador interino é a inauguração do novo Fórum da Comarca de Caxias. Gedeon viajou ontem à tarde para Teresina (PI), e de lá segue para Caxias, onde pernoitou, e participa às 10h da solenidade.

Repercussão - O ato de transmissão do cargo de governador foi prestigiado por autoridades dos poderes Judiciário e Legislativos Federal e Estadual e do Ministério Público, de onde o desembargador é originário.

"É com satisfação e muita honra que passo o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon", disse o deputado estadual Arnaldo Melo ao deixar o governo, pedindo ao novo governador em exercício que o representasse na solenidade do Poder Judiciário em Caxias.

Para o senador João Alberto, a posse de Jamil Gedeon no governo representou um ato democrático, em cumprimento à assunção da linha sucessória, conforme determina a Constituição, em razão do afastamento do governador em exercício.

Para a desembargadora Márcia Andréa Farias, presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), é interessante que o presidente do Tribunal de Justiça tenha a oportunidade de assumir o governo do Estado. "Ele está de parabéns, também pela sua gestão no Tribunal, pelo trabalho que tem feito em nível administrativo e judicial. E merece essa homenagem oportuna, inclusive no momento em que inaugura o novo fórum de sua cidade natal", disse.

Mais - Na história do Maranhão, o último desembargador a assumir o Governo do Estado foi Emézio Araújo, em 1990. Da Assembleia Legislativa, já assumiram também os presidentes Ivar Saldanha, Antônio Carlos Braide, Manoel Ribeiro, João Evangelista, Marcelo Tavares e, recentemente, Arnaldo Melo.

 

Fonte: O Estado do Maranhão

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON