 
								Foto:
Foi realizada na manhã desta segunda-feira (24), na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), a aula inaugural do curso de capacitação destinado a presos em regime aberto, oferecido pelo Senai, em parceria com a DPE/MA, Tribunal de Justiça (TJ/MA) e Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).
Durante a aula inaugural, o defensor público Alberto Pessoa, titular do Núcleo de Execução Penal da DPE, falou sobre os direitos e deveres dos egressos do sistema penitenciário. O defensor destacou ainda a importância dessa iniciativa para quem está fora do mercado de trabalho há algum tempo. “É preciso se qualificar para atender às exigências do mercado de trabalho. Este é o primeiro passo rumo à ressocialização e ao início de uma nova vida fora da prisão”, destacou, lembrando que além de se capacitar, o detento ainda terá diminuição de pena a cada 12 horas de curso.
Em seguida, o psicólogo do Programa “Começar de Novo”, Paulo Guilherme Rodrigues, orientou os apenados sobre o processo de readaptação e as novas formas de se relacionar socialmente.
A realização do curso marca o início do processo de ressocialização e inclusão social de apenados do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, através de capacitações profissionalizantes com o objetivo de oferecer qualificação técnico-profissional, conforme convênio firmado no último dia 17.
Após a realização de entrevistas individuais e atividades em grupo, aplicadas por equipes multidisciplinares das instituições parceiras, os apenados selecionados e encaminhados à capacitação participarão ativamente dos cursos oferecidos pelo Senai.
Os cursos terão início na próxima quarta-feira (26) e deverão durar aproximadamente duas semanas. Ao término das capacitações, os alunos receberão certificados e os que obtiverem melhor desempenho na execução das atividades serão encaminhados ao mercado de trabalho.
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Há 63 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?
