Dia Internacional do Idoso é comemorado com feira de valorização

04/10/2011 #Administração

Brincadeiras, atrações culturais, exposições e muita alegria marcaram as comemorações do Dia Internacional do Idoso, celebrado na sexta-feira (30), pela Defensoria Pública do Estado (DPE), na Praça Nauro Machado, na Praia Grande.

Com o objetivo de estimular e valorizar a pessoa idosa que a DPE, por meio do Centro de Apoio e Prevenção Contra a Violência à Pessoa Idosa (Ciapvi) realizou a III Feira Cultural de Valorização da Pessoa Idosa. Cerca de 300 idosos participaram das atividades culturais realizadas pelo Ciapvi. Grupos de dança, tambor de crioulas, oficinas e a exposição de trabalhos artesanais feitos por eles, fizeram parte do cenário da festa. No local, serviços foram oferecidos aos idosos como aferição da pressão arterial e exame de glicemia, orientações nutricionais e para as práticas de atividades físicas. Além da aquisição da caderneta de saúde da pessoa idosa.

Para o defensor-geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, trata-se de um momento de reconhecimento. "É uma oportunidade para um novo conceito de valorização dos idosos. E esperamos que a lei que os protege não fique só no papel", frisou. A coordenadora do Ciapvi Isabel Lopizic ressaltou a importância do evento. "Estamos comemorando o dia estadual, nacional e internacional do idoso, então, para nós é um dia especial, dedicado a eles", salientou.

A animação tomou conta da brincante de bumba meu boi Adelaide Santos Silva, de 75 anos. "Já é a terceira vez que participo desta festa. Aqui dançamos, brincamos e sorrimos. Para mim, sair de casa já é uma alegria", disse.

Mais

A III Feira Cultural de Valorização da Pessoa Idosa teve a parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e os conselhos Estadual dos Direitos do Idoso (Cedima) e Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI). Segundo o Censo de 2010, o Maranhão é o segundo estado brasileiro com o maior número de pessoas idosas, com 588.681.

Fonte: Jornal o Estado do Maranhão

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON