Muito se tem reclamado, com justa razão, sobre a ineficiência no serviço público brasileiro, e em Timon isso não é diferente. Porém, há um setor do serviço público que funciona bem e com resultados positivos em nossa cidade. Digno de merecer até elogios. Trata-se do aparelho que compreende o Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública.
O sintoma nítido do bom serviço neste setor é o fato de muitas bancas de advogados terem se instalado em nossa cidade, porque confiam na celeridade e na eficiência da tramitação dos processos judiciais. Vários advogados de Teresina tem feito reconhecimento público sobre o bom atendimento em Timon.
Na Justiça Eleitoral existe uma equipe de servidores muito competente e atenciosa, deixando satisfeito o cidadão quando procura os serviços ali disponíveis. Os candidatos também sempre reconheceram o bom trabalho daquele seguimento da justiça.
Na Justiça do Trabalho há um ambiente de bom atendimento, urbanidade e celeridade nos processos, satisfazendo aos advogados militantes, aos patrões e aos empregados, dando muita segurança a todos.
A Defensoria Pública aqui instalada pelo ex-Governador Jackson Lago conta com defensores muito dedicados ao trabalho e que realizam uma grande quantidade de atendimento às pessoas que não dispõem de recursos para pagar advogado particular.
O Ministério Público já tem um grande serviço prestado à população da cidade. Há muito tempo faz parte de todas as discussões importantes que envolvem interesses da coletividade e sempre impulsionou com idéias e ações as conquistas sociais existentes, estando a chamar a atenção para as necessidades do povo e as realizações ainda por acontecer, estimulando debates para o crescimento planejado de nossa cidade.
2ª Vara de Timon lidera ranking de produtividade no Maranhão
O Poder Judiciário Estadual em Timon é bastante elogiado pela rapidez na tramitação dos mais de 10.000 processos ali existentes. Conta com Juizes e Juízas íntegros, abnegados e incansáveis no trabalho, correspondendo com o que se espera desse Poder e dando segurança e esperança a todos.
Uma demonstração clara do que falamos vem do Tribunal de Justiça do estado. A corte maior estadual reconheceu há poucos dias que a 2ª Vara de Timon está em 1º lugar no ranking de produtividade, em sua categoria, de todo o estado, considerando o período de março a agosto deste ano. Essa 2 ª Vara despachou e concluiu mais de 90% dos processos que ingressaram neste ano. Essa informação foi divulgada pela Assessoria de Gestão Estratégica e Modernização do Tribunal do Maranhão, como estímulo a que os processos tenham celeridade e o cidadão tenha certeza e garantia de que terá resposta rápida do Judiciário.
À frente dessa 2ª Vara está a Juíza Susi Ponte, sempre educada e atenciosa, como Promotor de Justiça o Dr. Antônio Borges, incansável trabalhador que até mesmo dois dias depois de uma cirurgia comparece ao serviço e faz audiências, e com os Defensores Públicos os Drs. Frank Lúcio e Eloísa Bringel, muito dedicados ao atendimento das pessoas carentes.
Vale lembrar que foi idéia da titular da 2ª Vara a implantação do projeto Justiça Itinerante em Timon que leva vários serviços aos distantes povoados da zona rural do município. O projeto já esteve em São José dos Perdidos, Bonitinho e Cão-Açú. Em novembro chegará ao Campo Grande. E em cada localidade em que passam procuram ouvir a necessidade do povo e buscar soluções. Como resultado disso já foram assinados Termo de Ajustamento de Conduta com a Secretaria Municipal de Saúde para construção em 180 dias de uma unidade de saúde no povoado Cão-Açú, para atendimento médico digno à população, e no dia 30 de setembro (próxima sexta-feira) a Dra. Susi Ponte e o Dr. Antônio Borges irão entregar à população do povoado Bonitinho duas salas (uma para biblioteca e uma para computação), fruto de entendimento com a Secretaria Municipal de Educação e principalmente com os empresários do ramo de cerâmica, à frente o Dr. Antônio Carlos Fortes, da Barro Forte, que doaram todo o material para aquela obra.
O trabalho de construção daquelas salas foi feito pelos presos que estão em regime semi-aberto, como forma de que eles paguem suas penas não só dentro do presídio, mas sobretudo trabalhando pesado para servir à comunidade.
Notícias como essas, relativa à 2ª Vara de Timon merecem elogio e reconhecimento. A sociedade espera que assim continue e que sirva de exemplo e incentivo para os demais aparelhos do serviço público, especialmente, o municipal.
Fonte: Portal AZ
Há 62 dias
Há 62 dias
Há 62 dias
Há 62 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?