Comitê do Programa “5S” se reúne para traçar estratégias de ações

16/09/2011 #Administração
img

Foto:

Os cinco membros do comitê do Programa de Qualidade Total “5S”, da Defensoria Pública do Estado, reuniram-se no início desta semana para traçar o plano de ações estratégicas para o qual o grupo de trabalho foi criado, conforme Resolução nº 021-DPEG, assinada pelo defensor geral Aldy Mello de Araújo Filho. O comitê “5S” é mais uma ferramenta do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o GesPública, criado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, ao qual a DPE/MA aderiu em 2010.

A reunião de trabalho foi conduzida pelo membro e chefe do Setor de Controle Interno, Gil Eanes Fonseca Lobato, e contou com participação dos demais integrantes do comitê: Renata Sousa Cantanhêde, do Setor de Informática; Iara de Jesus dos Santos, da Divisão de Material e Patrimônio; Ricardo Costa Lemos, do Núcleo de Tecnologia da Informação, e João Nepomuceno, da equipe da Assessoria de Comunicação.

Durante o encontro foi entregue aos participantes uma apostila sobre o conteúdo programático do “5S”, produzido pela terapeuta ocupacional Leidismar Nolasco. O material, como informou Gil Eanes, servirá para que os membros do comitê tenham uma visão macro do projeto, focada na transformação do ambiente de trabalho das organizações e da atitude das pessoas.

A chefe da Divisão de Material e Patrimônio informou sobre a criação da Comissão de Avaliação de Bens Móveis Patrimoniais, composta por três membros, sob a presidência da mesma. “Foi mais uma ação da DPE/MA em atendimento aos objetivos do GesPública”, revelou.

Segundo Iara de Jesus, o objetivo da comissão é realizar levantamento físico dos bens patrimoniais existentes em todas as unidades da Instituição, na capital e interior. O grupo tem ainda a incumbência de relacionar aqueles bens que se encontram em estado inservível para classificação dos passíveis de alienação e descarte. A partir desse mapeamento, a comissão encaminhará os relatórios à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplan), que definirá a destinação do material.

Ao final do encontro, o grupo decidiu convocar uma reunião para a próxima terça-feira, 20, com a participação da terapeuta ocupacional maranhense Fernanda Carvalho, especializada em orientação e aplicação do Programa “5S”. O objetivo, segundo adianta Gil Eanes, é planejar uma ação com os servidores no sentido de sensibilizar e motivar a participação de todos de forma mais efetiva na implementação do programa.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON