Defensoria Pública cria comitê do Programa “5S”

06/09/2011 #Administração

 

A Defensoria Pública do Estado criou recentemente o Comitê interno do Programa “5S”, mais um importante passo na implementação das ações do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o GesPública, criado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento.

O grupo gestor do “5S” foi criado pelo defensor público geral, Aldy Mello de Araújo Filho, através de Resolução Nº 21/DPGE, de 18 de agosto de 2011. Ele é composto pelos servidores Gil Eanes Fonseca (Controle Interno), Renata Cantanhêde (Informática), Iara de Jesus Souza (Material e Patrimônio), Ricardo Corrêa Lemos (Tecnologia da Informação) e João Nepomuceno (Comunicação).

De acordo com a resolução da Defensoria Pública Geral, compete ao comitê “5S” desenvolver e conduzir a implantação das metodologias preconizadas pelo programa, no âmbito da DPE/MA. Tem ainda como foco a promoção e implementação de atividades que visem transformar o ambiente da organização e a atitude das pessoas, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, diminuindo desperdícios, reduzindo custos, e, consequentemente, aumentando a produtividade. É também atribuição do grupo de trabalho promover, monitorar, avaliar e divulgar as ações estratégicas sintonizadas com o GesPública.

O Programa 5S é inspirado no modelo japonês de gestão do trabalho, que estabelece mudanças de hábitos e dinâmicas para promover a disciplina por meio da consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, seguro e produtivo. Ele se baseia em cinco eixos ou sensos: utilização (Seiri), ordenação (Seiton), limpeza (Seisou), saúde (Seiketsu) e autodisciplina (Shitsuke).

 Antes da criação do comitê, a DPE/MA realizou um curso de capacitação para os servidores que irão conduzir a execução do programa. O curso foi ministrado pela coordenadora do Núcleo de Excelência Pública no Maranhão (NEP), Leidismar Fernandes Nalasco. Ela abordou os processos de implementação do programa, citou resultados observados a partir da aplicação desse novo conceito, dentre eles, a maior colaboração entre as pessoas, a melhoria da disciplina, a redução das chances de acidente, a conscientização em relação ao meio ambiente e a cidadania.

Pesquisa – O comitê interno do GesPública vem adotando diversos procedimentos e ações com vistas à otimização da gestão dos recursos públicos e à garantia da qualidade dos serviços oferecidos pela Instituição à sociedade, como a desburocratização de atividades internas, a simplificação de processos e a capacitação de servidores. Dentre as atividades, foi realizada recentemente pesquisa de opinião junto ao público alvo, que apontou que 92% das pessoas que procuraram a sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), no Centro Histórico, em São Luís, mês passado, recomendariam os serviços da Instituição a terceiros.

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON