Foto:
Em reunião na sede da Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), o defensor geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho, e o secretário José Antônio Heluy discutiram uma pauta conjunta de ações a serem desenvolvidas entre a Defensoria Pública do Estado (DPE) e a Setres voltada especialmente para a intermediação de jovens adultos ao mercado de trabalho.
O defensor geral Aldy Mello Filho solicitou ao secretário a formalização de parceria no sentido da inclusão produtiva de jovens assistidos pela Defensoria Pública. Aldy Mello Filho relatou que o grande público da Defensoria é formado por mulheres, chefes de família, cujo sustento, na maioria dos casos, é proveniente do pagamento de pensão alimentícia arbitrada judicialmente. O problema surge com a chegada da maioridade, período em que cessa o pagamento do benefício.
“Ao chegar aos 18 anos, normalmente o jovem perde o bolsa-família e se ele não estiver estudando perde o direito à pensão. Sem qualificação, sem trabalho e sem renda, esse jovem fica extremamente vulnerável, daí a necessidade de se investir na sua qualificação técnica. Por essa razão, a parceria com a Setres tem o objetivo de criar um fluxo interinstitucional, via SINE, que facilite a inserção produtiva desses jovens. A parceria também visa mulheres, chefes de família, que não tiveram oportunidade de estudo e profissionalização”, enfatizou o defensor geral do Estado.
Para José Antônio Heluy, o jovem de 18 a 24 anos é o que enfrenta maiores obstáculos para ingressar no mercado de trabalho. “Se não é a falta de experiência, é a falta de qualificação e às vezes até de estudo. A juventude precisa de políticas específicas de intermediação para o emprego. Através da DPE, uma vez formulada a parceria, muitos jovens poderão ser beneficiados”, finalizou.
Uma reunião ampliada, com a participação de representantes da Superintendência Regional do Trabalho, representantes da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia – responsável pelo Programa Maranhão Profissional – e entidades do Sistema S, está prevista para a próxima semana, no intuito de abrir a discussão para novos parceiros e inclusão de uma política de qualificação profissional a esse público identificado pela Defensoria Estadual.
Há 62 dias
Há 62 dias
Há 62 dias
Há 62 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?