Encerrada a I Semana de Execução Penal do Maranhão

13/07/2011 #Administração
img

Foto:

Foi encerrada na segunda-feira (11), a segunda etapa do curso voltado a agentes penitenciários, como parte da programação da I Semana de Execução Penal do Maranhão, realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE), em parceria com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap). Após a entrega dos certificados aos participantes, aconteceu a apresentação do grupo de mulheres do Centro de Reeducação e Inclusão Social de Mulheres Apenadas (Crisma).

Durante os três dias da capacitação, os servidores que atuam diretamente com os detentos do sistema penitenciário maranhense tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a Lei de Execução Penal (LEP), com vistas a melhorar o atendimento prestado nas unidades prisionais de São Luís e interior do estado.

No encerramento das atividades, o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, e o secretário de Justiça, Sérgio Tamer, parabenizaram o grupo que participou da iniciativa pioneira no estado.

Classificando o curso como um importante espaço de troca de experiências, fruto de uma parceria sólida com a Sejap, Aldy Mello Filho reafirmou o compromisso da Defensoria Pública no enfrentamento da crise no sistema prisional, ao tempo em que reconheceu as dificuldades encontradas pelos profissionais que atuam nas unidades.

“Vislumbro um novo horizonte ao sistema prisional do Estado, apesar das inúmeras dificuldades. Os desafios, no entanto, demandam tempo, e sobretudo compromisso dos órgãos públicos. A Defensoria, a despeito do pequeno número de defensores, tem feito a sua parte”, destacou o defensor geral.

Para o secretário Sérgio Tamer, o curso foi mais uma oportunidade de aperfeiçoamento da gestão prisional. “A segunda etapa da capacitação teve como foco o agente penitenciário, que é um dos profissionais mais importantes dentro do sistema, cuja categoria precisa ser valorizada”, observou.

O encerramento contou ainda com a presença dos secretários adjuntos Frei Ribamar Cardoso (Justiça e Reintegração Social) e João Bispo Serejo (Estabelecimentos Penais), do defensor público Paulo Costa, titular da 1ª Vara de Execução Penal, do gestor do Fundo Penitenciário Estadual (Funpen), Bruno Polary e representante do Tribunal de Justiça do Maranhão.

 A I Semana de Execução Penal do Maranhão foi realizada no período de 4 a 11 deste mês, em duas etapas. Na primeira delas, o curso de aperfeiçoamento em execução penal foi destinado a diretores, supervisores, advogados e assistentes sociais que trabalham nas unidades prisionais do estado.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON