Defensoria inaugura novo Centro de Defesa do Idoso

15/06/2011 #Administração
img

Foto:

 

No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado nesta quarta-feira (15), a Defensoria Pública do Estado (DPE) entregou à população da grande São Luís a mais nova unidade do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (CIAPVI), que já está funcionando nas instalações do antigo Centro Social Urbano (CSU), no bairro da Cohab.

A inauguração da unidade marca o encerramento da Campanha Estadual de Enfrentamento da Violência contra o idoso, que durante os últimos 15 dias promoveu dezenas de atividades, entre palestras, colóquios e mobilizações, com o objetivo de desenvolver uma consciência social e política sobre o fenômeno da violência contra a pessoa idosa.

Segundo o defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, a campanha chega ao fim, mas o compromisso da DPE e demais integrantes da rede de proteção do idoso permanece e se renova a cada dia. A entrega de mais uma unidade do Ciapvi, na opinião do defensor geral, é prova desse trabalho continuado na busca por uma sociedade que efetivamente respeite os direitos do idoso.

“À Defensoria Pública não cabe apenas a representação judicial do cidadão, mas também proporcionar as condições para o exercício de sua cidadania. Em relação ao idoso, significa garantir o seu protagonismo tanto na vida familiar quanto na comunitária, como sujeito de direitos, cujas experiências acumuladas ao longo da vida, ao contrário de torná-lo um ser descartável, o qualificam como cidadão”, enfatizou.

Ao explicar sobre a atuação do Centro, Isabel Lopizic disse que o espaço busca garantir à pessoa idosa os direitos assegurados na Lei. Ela acrescentou que o Centro exerce ainda o papel de articulador da rede de serviços oferecidos ao segmento no Estado, atuando especialmente na defesa dos direitos do idoso vítima de violência, ou daquele que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

“Nós estamos descentralizando os serviços do Ciapvi, que além da população de São Luís atenderá também os municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Graças à renovação do convênio, trabalharemos com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, gerontólogo, assistente social e terapeuta ocupacional, que prestarão toda a assistência aos idosos que nos procurarem”, explicou.

CIAPVI - O Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra o Idoso (Ciapvi) é um projeto da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, desenvolvido desde 2006 no Maranhão, por meio de convênio celebrado com a Defensoria Pública do Estado (DPE).

A solenidade de inauguração, conduzida pelo defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, foi acompanhada pela corregedora da DPE, Fabíola Barros, pela defensora pública titular do Núcleo do Idoso, Isabel Cristina Araújo, pela coordenadora do Ciapvi e presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Isabel Lopizic, pelo vereador José Joaquim, pela superintendente de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Priscimar Araújo, pela presidente da Associação Brasileira de Alzheimer no Maranhão, Ana Lúcia Azoubel, pelo capitão do Corpo de Bombeiros Jackson Chevalier e pelo secretário adjunto de Guarda Municipal de São Luís, Eduardo Krause.

Muitos idosos prestigiaram a entrega do novo espaço destinado a garantia de seus direitos. Dentro da programação, houve a apresentação de grupos folclóricos formados por pessoas com idade superior a 60 anos. O coral do Centro de Atenção Integrada à Saúde do Idoso (Caisi), além do boizinho do Serviço Social do Comércio (SESC) e o grupo Maricá, animaram a solenidade de inauguração.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON