Imperatriz e Açailândia comemoram Dia da Defensoria com palestra e debate

27/05/2011 #Administração
img

Foto:

 

 

Os defensores públicos que atuam no Núcleo Regional de Imperatriz comemoraram o Dia Nacional da Defensoria Pública com a realização de palestra e mesa de debate, dando enfoque à discussão de temas relacionados à defesa da criança e do adolescente, tema da campanha nacional. Abordando o mesmo conteúdo, o Núcleo de Açailândia esteve em uma escola da cidade esclarecendo dúvidas sobre a atuação da DPE na área da infância e juventude.        

Segundo a defensora pública Patrícia Garcia, de Imperatriz, a programação alusiva à data foi desenvolvida na última quinta-feira (19) e reuniu no auditório da Unisulma, mais de 180 pessoas, entre professores e acadêmicos do curso de Direito, além de representantes do Sistema de Justiça do município.        

Com a missão de dar boas vindas aos participantes, o defensor público Fábio Sousa de Carvalho discorreu sobre o papel constitucional da Defensoria Pública, elencando todos os dispositivos legais que dão suporte ao seu pleno funcionamento.

“Tivemos um dia de comemorações muito positivo, no qual falamos sobre o nosso papel na busca de uma sociedade mais justa. Também aderimos à campanha nacional dos defensores públicos chamando atenção para a questão do desrespeito aos direitos da infância e juventude”, informou Fábio Carvalho.  

A temática referente à proteção dos direitos do público infanto-juvenil foi abordada pelo defensor público Davi Rafael Veras, cujo foco foi a apuração do ato infracional.

Açailândia – A Escola Municipal Tânia Leite foi o espaço escolhido pelos defensores públicos Denise Nepomuceno, Clarice Binda, Bruno Joviniano Silva e Reynaldo Mendes de Carvalho Filho para desenvolver as atividades alusivas ao Dia Nacional da Defensoria Pública em Açailândia. Estudantes, pais e professores ouviram atentos à palestra que tratava, dentre outros assuntos, da mobilização dos defensores públicos pelo respeito à legislação que protege crianças e adolescentes.

“Ao final da palestra, os estudantes nos fizeram muitas perguntas, sobre o trabalho da Defensoria Pública e também sobre os direitos deles. Foi muito importante esse contato com a comunidade”, destacou a defensora Clarice Viana Binda.                      

O Dia Nacional da Defensoria Pública é comemorado todo dia 19 de maio. Para marcar a data, este ano a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), em parceria com o cartunista e escritor Ziraldo, produziu uma publicação especial que traz na capa o mesmo título da campanha nacional “Crianças e Adolescentes Primeiro! Defensores Públicos pelos direitos da Criança e do Adolescente”, para que a mensagem chegue mais facilmente às crianças.   

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON