FOLHA.COM - Defensoria do MA monta plantão para reclamações contra planos

08/04/2011 #Administração

 

SÍLVIA FREIRE

DE SÃO PAULO

A Defensoria Pública do Maranhão montou um plantão para receber reclamações de usuários de planos de saúde e seguradoras que se sentirem prejudicados pela paralisação dos médicos nesta quinta-feira.

O Núcleo de Defesa da Saúde, da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência está recebendo hoje, das 7h às 18h, exclusivamente reclamações sobre atendimentos, principalmente casos de negativas de internação em situações de urgência ou emergência.

Para fazer a reclamação, os usuários precisam ir até a sede da Defensoria, na rua da Estrela, 421.

Os médicos dos planos de saúde e seguradoras decidiram fazer uma paralisação de 24 horas para reivindicar o reajuste dos valores repassados por planos de saúde. Segundo associações médicas, a situação está insustentável. Durante o dia serão feitos apenas atendimento de emergência pelos planos e seguradoras.

Segundo o defensor-geral, Aldy Mello de Araújo Filho, os casos relatados à defensoria serão encaminhados à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que fiscaliza os serviços dos planos. Os consumidores que se sentirem prejudicados poderão entrar, segundo ele, com uma ação judicial para reparação material ou moral.

O defensor-geral disse que nos casos de atendimentos eletivos (sem urgência ou emergência), os planos de saúde devem disponibilizar outro profissional para prestar o atendimento. Se o usuário do plano decidir pagar por uma consulta, por exemplo, ele poderá ser ressarcido do gasto.

Segundo Araújo Filho, os consumidores podem procurar a defensoria também nos próximos dias para fazer a reclamação.

O balanço dos atendimentos deve ser divulgado no final do dia. Até o final da manhã de hoje, a defensoria não havia recebido reclamações sobre problemas nas urgências.

Além de eventuais problemas enfrentados com planos de saúde, a Defensoria Pública faz atendimentos também de usuários dos serviços públicos de saúde, que encontram dificuldades em conseguir medicamentos ou internações.

 
Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON