Defensoria recebe assistidos com palestras educativas

06/04/2011 #Administração
img

Foto:

Quem busca atendimento na Defensoria Pública do Estado (DPE) não encontra apenas apoio jurídico para seus conflitos. Como parte de um trabalho de humanização, que vem sendo consolidado, o público é acolhido com palestras educativas, enquanto aguarda atendimento na sala de espera.

Coordenadas pelo Núcleo Psicossocial, as palestras são iniciadas nas primeiras horas de atendimento da DPE, por volta das 7h30. Em uma sala de espera, quase sempre lotada, assistentes sociais e psicólogas interagem com o público presente, falando da dinâmica de atendimento adotada pela instituição. Os objetivos, os horários de funcionamento, os serviços prestados pela instituição, informados pelo Núcleo, fazem o assistido entender melhor o trabalho dos defensores públicos.

Enquanto aguardam, eles adquirem conhecimentos ainda sobre outras temáticas: direitos e deveres do cidadão, violação dos direitos da criança e adolescente, mulher, pessoa idosa e com deficiência. Também é abordada saúde reprodutiva e preventiva, numa parceria com a Bem-Estar Familiar no Brasil (Bemfam). A instituição distribui material educativo e preservativos.  

“Depois da palestra, o público preenche um cadastro que lhe dá direito a uma carteira para receber mensalmente os preservativos”, disse Silene Ferreira Gomes, responsável pelo Núcleo Psicossocial. “Essas palestras são muito positivas. As pessoas saem daqui com informações que são importantes para o fortalecimento da sua cidadania e para a construção de uma sociedade mais justa”, avaliou.   

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON